terça-feira, 29 de junho de 2010

Associação Amigos da Antiga Igreja Matriz

A cultura vai tomar conta das tardes de domingo até setembro. O Programa "Fim de Tarde na Matriz" idealizado pela Associação Amigos da Antiga Igreja Matriz, com o apoio da Prefeitura, vai proporcionar em, dois domingos de cada mês, apresentações culturais para toda a comunidade. No dia 4 de julho, o espetáculo fica por conta do Grupo de Chorinho do Colégio Sinodal, com início às 17h. E no dia 18 de julho, a atração será a audição de piano com os alunos da professora Bárbara Backes. A entrada é franca.

Diretoria 2010/2012
Presidente:César Adolfo Müller
Vice-presidente: Gilberto Schäffer
Secretária: Vera Rausch
2ª Secretária: Leila Santos
Tesoureira: Maria Inês Rausch
2ª Tesoureira: Larissa Weber

Conselho Fiscal
Titulares: Theresinha Malheiros, Liria L. Lawisch, Octacílio F. Dias, Eva Bachimont
Suplentes: Maria Elisabeth Bittencourt, Tarcillo Lawisch e Márcia Saueressig Wendling.



A Associação
A Associação que foi criada, oficialmente, em 17 de outubro de 1995,  tem como objetivos: trabalhar pela preservação de todos os monumentos históricos, manifestações culturais e artísticas da nossa cidade; desenvolver projetos de educação patrimonial junto à rede escolar; apoiar e colaborar com todas as iniciativas dos governos municipal, estadual e federal que visem preservar o patrimônio cultural, inclusive apresentando projetos relacionados à preservação e restauração; promover encontros, palestras e outras atividades com o objetivo de conscientizar a comunidade de que é necessário preservar o seu patrimônio Histórico Cultural, como uma maneira de defender a sua própria identidade; promover eventos para reunir fundos destinados à restauração de monumentos históricos de Dois Irmãos; promover eventos no espaço Antiga Igreja Matriz de São Miguel; incentivar a recuperação de prédios históricos na Av. São Miguel e outros locais da cidade, mediante projetos; promover a cultura história, o turismo e o meio ambiente em nossa cidade.

A Antiga Igreja Matriz, símbolo da Associação Amigos da Antiga Igreja Matriz, é um patrimônio  tombado pelo Estado e pelo Município, e é um dos prédios mais bonitos da cidade.
Construída entre os anos de 1868 e 1880, a Antiga Matriz é um monumento histórico de grande significado para a comunidade de Dois Irmãos. Desde sua construção, até 1975, foi centro de todos os acontecimentos religiosos e festivos da Comunidade Católica.
Com a conclusão das obras de restauração do prédio, a Antiga Matriz foi transformada em um Espaço Cultural, oferecendo à comunidade um local para exposições de arte, concertos e apresentações artístico-culturais, além de constituir-se por si só num monumento de Arte Sacra.
Dados históricos apontam que por volta de 1832 iniciou-se a construção de uma capelinha de madeira no mesmo lugar onde encontramos hoje a Antiga Matriz. Em 1849, a Paróquia de São Miguel recebe o primeiro pároco, Padre Agostinho Lipinsky. Em 1857, a Baumschneis (denominação em alemão da cidade de Dois Irmãos), tornou-se a maior das picadas alemãs católicas, e com campanhas de arrecadação, a construção da nova Igreja iniciou em 1868.
Sabe-se que as paredes da Igreja são de pedra grês e a argamassa de barro. Em 1948, achou-se necessário reforçar as paredes com contrafortes, platibanda e pequenos pináculos (cruzinhas). Sua construção passou por sucessivas etapas até que, em 25 de abril de 1880, dá-se à bênção sobre a Igreja.
As pinturas internas são ricas em motivos, os vitrais apresentam intensa gama de cores e as esquadrias são ricamente trabalhadas. Seu estilo arquitetônico pode ser definido como o gótico alemão.
O tombamento da Igreja ocorre em 1984, sendo considerada, a partir daí, Patrimônio Cultural do Estado. Em 1991, incorporou-se ao Patrimônio Municipal, através de uma permuta com a Mitra Diocesana.
Fases da restauração
1995 – Realização do projeto para a sua restauração;
1996 – Execução da 1ª etapa da obra de restauro do forro e telhado, com recursos do Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal;
1998 – Início do projeto de restauração estrutural do prédio, abrangendo as alvenarias, madeiras, pisos, vitrais, portas e instalações elétricas e sanitárias. Esta 2ª etapa da obra contou com o patrocínio do Grupo Herval, através de projeto encaminhado pela Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural à LIC;
2000 - Obras de drenagem e pavimentação externa e instalação de sanitários para o público, com recursos da Prefeitura Municipal;
2004 - Obras de construção da escadaria principal e vitrais da torre, com recursos da Prefeitura Municipal;
2004 - Início da 3ª grande etapa, contemplando o projeto de restauração das pinturas murais das paredes e teto, com novo patrocínio do Grupo Herval, através da LIC.
2004 - Restauração da escadaria principal com alvenaria de pedra, recuperação dos vitrais da torre, vitrais da sacristia e pintura da torre, através de investimento da Prefeitura Municipal;
2004 - Imunização de todo o madeiramento da estrutura do telhado e do forro.


Fonte: Jornal Dois Irmãos, Prefeitura Municipal e Livro História de Dois Irmãos, de Justino Vier.