segunda-feira, 28 de junho de 2010

Campanha eu vivo a Leitura

Começa esta semana em Dois Irmãos a campanha Eu vivo a leitura, que tem como objetivo transformar o município em uma das cidades que mais lê no Estado. Para tanto, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto investirá em 3 ações pró leitura: a Festa Literária, o mapeamento literário do município feito em conjunto com a Feevale e o trabalho de cadastramento de novos leitores para a biblioteca.

Este ultima, conta com parceria da Associação de Estudantes Universitários de Dois Irmãos (AUDI) que irá trabalhar no recrutamento e cadastramento de novos usuários para a biblioteca municipal Paulo Arandt. Serão mais de 400 estudantes universitários divulgando a biblioteca e a importância da leitura para o município. Cada aluno ficará responsável pela efetivação de no mínimo 10 novos leitores, que terão suas carteirinhas de sócios da biblioteca prontas em menos de uma semana. “Pelos nossos cálculos se 100 alunos cadastrarem 10 pessoas serão 1.000 novos associados à biblioteca, que já é um numero significativo tendo em vista que Dois Irmãos têm cerca 27 mil moradores.” Explica o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Mauricio Klein.

Paralelamente acontecerá a campanha para doação de livros por parte da Audi que terá postos de coleta nas escolas, na biblioteca da cidade e na própria sede da Associação. “Como existem pessoas que não têm condições de adquirir um livro ou sem tempo para visitarem a biblioteca, a coleta de doações vai facilitar a aproximação de livro com o leitor.” reforça o presidente da Associação, Gilmar Schirmbeck.

Durante a Festa Literária, que ocorre de 26 a 29 de agosto, a Audi distribuirá para a população cadastrada, gratuitamente, um livro doado previamente pela população, assim como um marcador de páginas e um adesivo da campanha Eu vivo a leitura. Os interessados que quiserem ajudar a Audi através de doações de livros, ou ainda participando do trabalho de cadastro, podem ter mais informações pelo telefone 3564-3135, ou ainda, pelo e-mail estudantes.audi@gmail.com. A associação fica na Av. São Miguel, 575 sala 201, centro de Dois Irmãos