quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ana Amélia Lemos visitará Dois Irmãos

Nesta quinta-feira, 17 de junho, a jornalista e pré-candidata ao senado Ana Amélia Lemos estará visitando nosso Município. O convite foi feito pelo ex-vereador e pré candidato a deputado estadual, Marcel Van Hattem, com quem tem forte identificação.



     Após 33 anos de atuação em veículos do Grupo RBS, a jornalista deixou a empresa para seguir carreira política. Filiada ao Partido Progressista (PP), Ana Amélia irá disputar uma das duas vagas ao Senado pelo Rio Grande do Sul nas eleições de outubro.

     Nascida no distrito de Clemente Argolo, interior de Lagoa Vermelha, Ana Amélia saiu de casa pela primeira vez aos nove anos. Filha de um carpinteiro e de uma merendeira de escola pública, até então jamais havia frequentado uma sala de aula. Levada para Porto Alegre por uma amiga da família, cursou metade do Ensino Fundamental e retornou a Lagoa Vermelha. O restante dos estudos só foi concluído graças a uma bolsa concedida pelo então governador Leonel Brizola.

     De volta à Capital em 1967, Ana Amélia passou no vestibular para Comunicação Social na PUCRS e começou a trabalhar na Rádio Guaíba para pagar a faculdade. Três anos depois, já formada, deu início a uma bem-sucedida carreira de jornalista multimídia. Atuava ao mesmo tempo na Rádio e TV Difusora, no Jornal do Comércio e era correspondente do Correio da Manhã e da revista Visão.

     Em 1977, ao entrevistar o então ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, a jovem repórter despertou a atenção do fundador do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho. No dia seguinte, Ana Amélia foi convidada a se incorporar à empresa, apresentando o Panorama Econômico, o primeiro programa de TV sobre economia do sul do país. Há 21 anos atuando em Brasília, Ana Amélia se tornou referência no país em jornalismo econômico e agronegócio.

     Preocupada com a fragilidade dos partidos e disposta a abrir o debate em torno da liberação de recursos federais, Ana Amélia Lemos entra na disputa ao Senado com bandeiras definidas: " Não serei uma legisladora, não vou criar leis. Precisamos é fazer funcionar as que já existem. A minha briga também será para que o Estado deixe de vir a Brasília com chapéu na mão pedir recursos. Minha responsabilidade é abrir um debate institucional e político em torno dessa questão ".

     O roteiro da visita, que se inicia às 16:00h, incluirá a passagem por duas empresas do município, após haverá encontro para visitação nos jornais da cidade, seguida de uma caminhada pela Av. São Miguel até o centro comercial São Miguel Center, onde será feita uma pequena pausa. Às 18:30h, Ana Amélia participará da abertura oficial do diretório municipal do Partido Progressista, que ficará localizado na Av. 10 de Setembro 1180. O encontro também contará com a presença do Deputado Federal Renato Mölling. Toda a comunidade está convidada a participar.


Colaboração: Jerri Meneghetti