terça-feira, 6 de julho de 2010

Preparativos para o Natal dos Anjos


Neste ano os ornamentos serão confeccionados a base de garrafas de plástico, o que será uma volta às tradições já que na primeira edição do Natal dos Anjos a árvore teve a estrutura feita em metal e coberta por garrafas em pet. Para tanto a secretaria de turismo precisará de uma ajudinha por parte dos moradores. “Contamos com doações de garrafas de toda a comunidade para que possamos fazer não somente a árvore, mas também os enfeites da cidade em material reciclado.” Ressalta Patrícia Weber, chefe do departamento de turismo da cidade.

Depois de arrecadado o material será cortado por voluntários, artesãos e grupos de terceira idade. Patrícia conta que “Os grupos de terceira idade foram os que mais ajudaram no corte de garrafas durante o ano passado, e que enquanto tinham trabalho para fazer, eles estavam presentes.” 

Líria Lawisch, coordenadora do grupo de dança reviver, explica que os idosos se sentem valorizados quando são convidados a participar de um evento importante como o Natal dos Anjos. ”Queremos mostrar a comunidade que ainda temos muito a dar, além disso, é bom poder fazer parte de um evento como este e poder apreciar o que dois irmãos tem de mais bonito”. No ano passado o grupo reviver organizou um mutirão com mais de 15 idosos que cortaram diariamente as garrafas para a confecção de enfeites.

A montagem da árvore, assim como a fabricação de enfeites é feita pela equipe da prefeitura que no momento é composta pelo departamento de Turismo. No decorrer dos meses ela chega a envolver todas as secretarias. As doações podem ser feitas nas escolas, restaurantes e na prefeitura da cidade, caso a quantidade seja superior a 20 unidades o doador pode ligar para a prefeitura que buscará as garrafas. A prefeitura espera arrecadar o dobro de garrafas do ano anterior já que toda a ornamentação será feita a base de pet.