domingo, 25 de julho de 2010

Jornal Dois Irmãos completa 27 anos

O Jornal Dois Irmãos, no dia de hoje, está completando 27 anos de atividades. O jornal foi criado a pedido do prefeito Romeo Wolf para que a cidade possuísse um veículo de comunicação que suprisse as necessidades locais. A criação do jornal se deu no dia 25 de julho de 1983, desde lá, já foram veiculadas 4617 edições. O logotipo do Jornal foi criado por Cesar Müller, com a letras em estilo Gótico e o morro dois irmãos, em homenagem aos imigrantes alemães.  O Jornal Dois Irmãos está profundamente enraizado na Sociedade dois-irmonense, pois além de levar as notícias da cidade até seus moradores, também ajudou a cidade a crescer, participando e auxiliando em várias atividades sociais. Abaixo, trechos de uma entrevista dada pelo Diretor do Jornal, Alan Caldas, ao site Sul-mix, por ocasião dos 20 anos do Jornal. Já se passaram mais sete anos, e o Jornal continua mantendo a credibilidade e o respeito junto a sociedade dois-irmonense.

Quando surgiu o Jornal Dois Irmãos?
Alan Caldas - O jornal Dois Irmãos surgiu em 25 de julho de 1983, no dia da Imigração Alemã. 

Como surgiu? A partir de uma idéia, necessidade da cidade de ter um jornal próprio, sonho, ou porquê?
Alan Caldas -  Foi um mix de tudo isso, mas basicamente porque, já trabalhando em jornal – na época a Folha da Tarde e Correio do Povo – eu sempre pensei em Ter meu próprio veículo de comunicação, onde eu delineasse a linha editorial que ele iria seguir. Dois Irmãos, na época de 1983, não tinha jornal e a idéia de ser o pioneiro me atraiu. Além disso, a própria comunidade, a partir de seu prefeito, que naquele ano era Romeu Benício Wolf, me procurou para estudar a possibilidade de abrir um jornal. Reunimos todos os setores da comunidade, políticos, empresários, sindicalistas, agricultores, religiosos, todos, enfim, e trocamos idéias sobre o estilo do jornal, bem como a logotipia e a linha editorial, que acertamos seria 100% comunitária. Sugeri que viria e defenderia durante todo tempo que o Jornal Dois Irmãos existisse, a memória dos de 1820, os pioneiros que fundaram nossa cidade.

Como começou?
Alan Caldas – Após essas reuniões com os mais diversos setores da comunidade e estando eu certo de que o Jornal Dois Irmãos não seria "meu" e sim da cidade de Dois Irmãos, parti para a elaboração do logotipo do jornal, que foi feito pelo César Müller e que prestigiava o gótico, aquela letrinha toda florida. Fiz isso porque, em 1829, quando os pioneiros dois-irmonenses chegaram aqui, eles escreviam dessa forma, e achei que isso daria ao jornal, uma espécie de benção daqueles pioneiros. Foi uma correria para colocar a primeira edição na rua, pois eu só tinha uma máquina de escrever e tive de contratar, no Jornal do Vale, do Jaime Vergara, em Novo Hamburgo, todo o sistema de elaboração e diagramação. O jornal ficou pronto na noite do dia 24 de julho e foi distribuído no dia 25, o Dia da Imigração Alemã. E foi uma festa, porque todos estavam curiosos sobre como seria o Jornal Dois Irmãos. Conseguimos fazer 16 páginas, narrando a cidade. No dia que ele saiu, eu entreguei o primeiro e disse, ali na Sociedade Atiradores "E viva nosso jornalzinho, que para o número 1.000 só faltam 999..."

Sempre foi diário?
Alan Caldas – Nãããão! No início era só uma vez por mês. E olha lá. Até porque a cidade era pequena e eu não conseguia arrumar uma sala, motivo pelo qual o escritório da empresa Edimca, que edita o Jornal Dois Irmãos, durante 6 meses foi dentro do meu chevette. A falta de endereço para colocar o escritório em Dois Irmãos não foi problema, pois o Carlinhos Vier era Presidente da Sociedade Santa Cecília e me "emprestou" o número do prédio (Avenida São Miguel, 500), para legalizar os documentos da empresa. Ficamos mensal por seis meses e, então, passamos a quinzenal. Aí ficamos mais 1 ano e meio e, quando completamos dois anos de existência, passamos a semanal. Aí, durante 8 anos, ficamos semanal e, em 1993 eu perdi a paciência com jornal semanal, fui para os estados Unidos, fiquei 6 meses fazendo estágios em jornais diários em cidade pequena e, ao voltar, passamos o Jornal Dois Irmãos para diário. Foi uma loucura, sem dúvida, porque a cidade era pequena e porque, em 1993, o Jornal Dois Irmãos semanal tinha 28 páginas. O nosso jornal diário previa apenas 4 páginas dia e meus amigos e leitores acharam que eu iria quebrar o Jornal Dois Irmãos. Mas, durante 1 mês saia todas as tardes o jornal Dois Irmãos diário com entrega gratuita e, no fim de semana, saia normalmente o JDI semanal. Ao final de um mês, acabei com o semanal e passei a fazer exclusivamente o jornal diário.

Que tipo de matérias o jornal escreve, e para qual público?
Alan Caldas – Somos um jornal ao padrão total, não segmentamos um público. Somos da comunidade e, por isso, todos os setores que a englobam devem estar no Jornal Dois Irmãos. Polícia, esporte, política, economia, religião, arte, ciência, educação, administração, bairros.... tudo que faz parte do cotidiano da cidade é nosso foco jornalístico.

O jornal tem alguma filosofia?
Alan Caldas – Sim, defendemos a memória de 1829, os pioneiros que, atravessaram o mar, saíram do Hunsrück, se perderam no mar, se acharam e insistiram em vir aqui criar uma cidade e melhorar de vida. Eles eram guerreiros de paz, gente que queria trabalhar e criar progresso para si e para sua família. Eles pregavam trabalho árduo, a honestidade, a humildade sem subserviência e o desejo de progredir. Esse é o lema e a filosofia do Jornal Dois Irmãos: trabalho, humildade sem subserviência e desejo de progresso.



Entrevista completa em: http://www.sulmix.com.br