segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ivoti - A Cidade das Flores

Seguindo a série de dicas de viagens pelo Vale do Rio dos Sinos, o blog foi visitar a cidade de Ivoti. Que cidade bonitinha, limpa e florida! É muito fácil conhecer os pontos turísticos dessa cidade, eles ficam, relativamente  próximos e são bem sinalizados. A cidade de Ivoti conquistou, no ano de 2010, o 2° lugar no 1° Concurso Cidade mais florida do Rio Grande do Sul, promovido pelo governo do Estado e Famurs. Para quem deseja informações sobre os pontos turísticos da cidade, basta dar um passada no Espaço de Informações Turísticas e Central de Flores Aflorr. 

Informações Turísticas e Central de Flores

Os turistas e moradores são recebidos diariamente em busca de informações dos pontos turísticos e das flores e plantas comercializadas pela Associação de Floricultores da Rota Romântica (AFLORR). O atendimento é feito diariamente. De segunda a sexta-feira, é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h e nos finais de semana e feriados, das 9h às 18h. . Os serviços ficam na avenida Bom Jardim, 1823, a um quilômetro da BR-116. O telefone para contato é o 3563-7475. Informações também podem ser obtidas no site da Prefeitura: http://www.ivoti.rs.gov.br. Abaixo, alguns pontos turísticos que o blog visitou, mas existem outros que merecem ser visitados.

Pórtico de Entrada da Cidade
A obra ilustra o aspecto da cultura alemã que prevalece em muitos prédios e moradias da cidade. São dois pilares de 10 metros de altura e uma torre, com 15,98 metros de altura. Na torre, foi instalado um relógio de mármore, nas duas faces, e um galo com uma rosa dos ventos, característico das casas alemãs.


Antiga Igreja Matriz
A Igreja de São Pedro Apóstolo, que hoje é conhecida como Antiga Igreja Matriz ou Igreja Velha,  foi construída a partir de 1869. Em novembro de 1924, a igreja incendiou. Naquele mesmo ano, iniciou-se a reconstrução da igreja que, com as reformas feitas em 1944, tomou a forma atual. Em 1945 sua parte interna foi decorada. Em 1969, foi construída a igreja nova e a antiga igreja passou a ser usada como sala de reuniões, catequese e outras atividades. No ano de 1986, a igreja foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, pelo IPHAE. No mesmo ano, novamente o fogo destruiu a igreja velha, que não mais foi reconstruída, suas janelas quebraram e seu telhado desabou. Em 2004, o telhado foi refeito, por meio de recursos do Ministério da Cultura.

Mirante


Deste local é possível visualizar o Bairro Feitoria Nova, conhecido no município como Buraco do Diabo. A escadaria , com 176 degraus, foi construída nos anos 80 para facilitar o acesso dos moradores da Feitoria Nova ao Centro da cidade

Ponte do Imperador
Classificada como estilo romano, a ponte possui 148 metros de comprimento e largura que varia de 7,7 a 14,2 metros. Construída em pedra grés empilhada e encaixada com uso de cimento apenas nas colunas que ficam dentro da água e três grandes arcos por onde passam as águas do Arroio Feitoria. Tornou-se patrimônio histórico nacional em 1986, quando foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Localiza-se a 1 km do Centro da cidade.



 Casa Amarela
Casa em estilo eclético, construída em 1907, foi um importante ponto comercial da região. A Casa foi restaurada no ano de 2007, com recursos recebidos do Consulado Alemão. Atualmente, serve de espaço gastronômico, para quem deseja provar a típica comida alemã. Aberto aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h. Durante a semana, mediante reserva pelos telefones: 51 3563 4620 ou 51 92968532.

 Casa do Artesão
Originalmente abrigava a escola do local. Hoje em dia, a casa é cedida pela prefeitura para a Associação para o desenvolvimento turístico de Ivoti.  Nela, os artesãos associados expôem e vendem seus produtos.

Núcleo de Casas Enxaimel

Local que deu origem à Linha 48, uma das colônias formadoras de Ivoti. No ano de 1826 se instalaram as primeiras famílias de imigrantes alemães e construíram casas enxaimel. As casas são preservadas como Patrimônio Histórico Municipal e abrigam o Museu Municipal, os Departamentos de Turismo e de Cultura e a casa do Artesão. Neste local acontecem importantes eventos da cidade, como a Feira Colonial (2° domingo do mês), a Feira do Mel da Rosca Nata (maio)  e Feira das Flores (setembro).

 Museu Claudio Oscar Becker

Construída em 1830, abriga o acervo histórico doado pela comunidade ivotiense, retrata aspectos da decoração e utensílios domésticos dos séculos XIX e XX. 


Memorial da Colônia Japonesa de Ivoti

 Inaugurado em novembro de 2010, celebra a história e a cultura das famílias japonesas que chegaram entre os anos de 1966 e 1967, à localidade junto ao município de Ivoti. No local é possível reconhecer o passado e as conquistas do grupo, bem como, conhecer aspectos da cultura, do esporte e da religião. 

E já que estamos falando em Ivoti, vale a pena lembrar que de 21 a 25 de janeiro será realizado o Kerb  de Ivoti. A programação pode ser encontrada no site da prefeitura, no calendário de eventos: Kerb de Ivoti

Fonte: Departamento de Cultura e de Turismo de Ivoti.