segunda-feira, 19 de março de 2012

IV Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (19/03), na Antiga Igreja Matriz de São Miguel, a abertura oficial da IV Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas. O evento teve por objetivo, unir a sociedade e o poder público em torno da causa do combate ao uso de drogas. A mesa oficial contou com a participação do prefeito Miguel Schwengber, da Secretária da Saúde, Ana Paula Macedo, do promotor de justiça, Wilson Grezzana e do presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Jaílton Proença.  

Jaílton Proença, Miguel Schwengber, Ana Paula Macedo e
Wilson Grezzana.
Jaílton Proença foi o primeiro a se pronunciar, ele  falou da importância de juntar todos os grupos que fazem um trabalho de combate às drogas, pois a união fará com que o trabalho tenha mais força. Falou também da necessidade de sensibilizar mais pessoas da cidade para que elas venham a se unir à causa. Jaílton, ressaltou que a educação desempenha papel fundamental na prevenção ao uso de drogas. 

A Secretária Municipal Ana Paula Macedo elencou ações que promoveram conquistas na luta pelo combate às drogas, dentre elas os convênios com comunidades terapêuticas, a criação do CAPS e a preparação de agentes comunitários e funcionários do PIM para detectar famílias que possam vir a precisar de ajuda.

Já, o Promotor de Justiça Wilson Grezzana, acredita que devem ser usados recursos audiovisuais para mostrar aos jovens os malefícios do uso das drogas.

Segundo o prefeito Miguel, o primeiro passo para resolver os problemas das drogas é admitir que há problemas. Ele afirmou que há problemas para serem resolvidos em Dois Irmãos. Comentou sobre a existência de vários grupos voluntários que fazem um trabalho de combate às drogas e que é necessário canalizar todas essas forças dispersas para que seja feito um grande trabalho de prevenção ao uso de drogas. Salientou, ainda que a prevenção é a melhor ação a ser realizada.

Após esse momento inicial, foi realizada uma palestra pelo Ten. Cel. Edison Rangel Cardoso. O Ten. Cel. Edison palestrou sobre políticas públicas de combate ao uso de  drogas no Rio Grande do Sul. Ele destacou a importância das comunidades terapêuticas e indicou os lugares onde as pessoas podem buscar informações e ajuda. 

Ten. Cel. Edison Rangel Cardoso
Ao final do evento foi realizada uma mesa de debates com as presenças do Ten. Cel. Edison Rangel (Presidente do CONED), do Presidente da Associação das Comunidades Terapêuticas do Estado do Rio Grande do Sul, Nelson Moraes  e do  Presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas do Estado do Rio Grande do Sul, Roque Serpa. 

Roque Serpa, Cel. Edison Cardoso, Jaílton Proença e
Nelson Moraes

O evento foi prestigiado pelo Secretário Municipal Maurício Klein e pelos  vereadores Tânia da Silva, Joracir Filipin e Paulo Renz.