quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Voz & Harpa, na Antiga Matriz de São Miguel

A 6ª Edição do Programa Fim de Tarde na Matriz traz, no dia 11 de setembro, o Recital "Harpa & Canto". O espetáculo reúne o harpista Leandro Petry Cardona e a renomada cantora Angela Diel, numa feliz combinação de canto com um dos mais antigos instrumentos, a harpa. O repertório inclui compositores europeus e brasileiros, representativos de diversos estilos musicais, e apresenta peças originais ou adaptadas para a atual formação. O Duo mantém fortes laços com a música de concerto e revela grande sintonia, numa formação não muito usual de voz e harpa, em belíssimas interpretações de canções alemãs e brasileiras, obras de compositores franceses, italianos e outros. O evento será realizado em homenagem ao aniversário do município de Dois Irmãos.

Leandro Cardona
Natural do Brasil, iniciou seus estudos de harpa na Fundação Municipal de Artes de Montenegro e, posteriormente, na Escola de Música da OSPA, com a professora Amália Maresca. Atualmente, estuda com a harpista Stephanie Manzo, na Escola Superior de Música de Lisboa, e faz música de câmara (harpa e flauta), com Mariane Fornelos, em Portugal e João Batista Sartor, no Brasil. O harpista vem, anualmente, para realizar tournées de concertos no Rio Grande do Sul e tem realizado recitais com várias formações em diversas cidades no Estado e no Uruguai, desde 2004. Obtendo grande aceitação do público acadêmico e leigo.



Angela Diel
Angela Diel atua como solista em Óperas, Oratórios, Missas e Cantatas com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Centro Musical da PUC/RS, Orquestra SESI/Fundarte, Orquestra da ULBRA, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra UNISINOS e Orquestra Sinfônica da UCS. Paralelamente, segue uma carreira de música de câmera, com destaque para o "lied" e a canção brasileira. Lançou o cd "Cantares", em 1999 e o cd "Canto Brasileiro", em 2009, com apoio do Fumproarte, culminando com espetáculo cênico-musical no Teatro Renascença. Foi agraciada com o prêmio "Açorianos de Música" de melhor intérprete erudita em 2009. Realizou vários cursos de aperfeiçoamento vocal em Viena e Bruxelas. Desde 2009 apresenta-se anualmente em Bruxelas, Luxemburgo e várias cidades da Alemanha. No Brasil, suas turnês abrangem o estado de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e várias cidades do Nordeste, priorizando a música de câmara de Schumann, Schubert e Wagner. Segundo o crítico Guido Borgomanero de Curitiba: “Angela Diel possui uma bela voz, de timbre aveludado, bem calibrada, de puro ‘metal’ que não deixa de encantar e deleitar todos aqueles que têm a sorte de ouvi-la”. 



Recital Voz & Harpa, com Leandro Cardona e Angela Diel.
Local: No espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel (Av. São Miguel, Centro).
Data: 11 de setembro,
Horário: 18h.
Ingresso: Entrada Franca
Realização: Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de Dois Irmãos através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - Departamento de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

Colaboração: Amigos da Antiga Matriz