segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Eintracht Orquestra de Sopro se apresenta no Colégio Imaculada Conceição

         A Eintracht Orquestra de Sopro, de Campo Bom, sobe aos palcos com um novo espetáculo que reúne além da já conhecida qualidade musical de seus instrumentistas, uma produção visual e uma pesquisa de sonoridade totalmente renovada. O espetáculo SOPRANDO, tem apresentação no próximo dia 7 de setembro, às 19h, no Ginásio do Colégio Imaculada Conceição, em Dois Irmãos, com entrada franca. O show que nasceu baseado em conceitos contemporâneos que aliam diferentes linguagens artísticas em um único momento conta com a participação especial do performático Hique Gomez, conhecido pelo sucesso da peça Tangos e Tragédias.



          O maestro Marcelo Piraino observa que a Eintracht a cada novo espetáculo se moderniza agregando elementos visuais e o movimento como fatores inovadores. “Nesta nossa nova proposta, os instrumentos soam e o corpo reage ao som, interagindo com ele, movimentando-se, tornando mais intensa a relação do músico com a sua música e também com o público”, enfatiza. Ele informa que um trabalho especial de coreografia foi desenvolvido pelas coreógrafa Eliane Humberg e o maestro Paulo Roberto Charão.

          Essa interação envolve os inúmeros sentidos da percepção tornando o espetáculo uma experiência sensorial e artística única. Piraino explica que a proposta é uma mescla da música erudita aos movimentos de marching bands, além de agregar elementos como a exploração sonora de grupos como o inglês Stomp e o Blast, dos Estados Unidos.



          A apresentação se divide em três momentos, sendo um de ritmos brasileiros como o frevo e o samba, entre outros. O segundo ato traz composições universais e se encerra com uma linha de músicas mais pop com interpretação de músicas de Stevie Wonder, Michael Jackson e a participação de destaque de Hique Gomez interpretando e teatralizando composições da própria Eintracht.

          A produtora cultural, Hebe Vetter Cardoso, destaca a nova fase da orquestra, que está investindo nas redes sociais, por meio do Facebook, na reformulação do site do Centro Cultura Eintracht, além da criação de um blog (www.eintrachtorquestra.blogspot.com). “Queremos aproximar o público da orquestra e a nova fase do grupo passa por essa reformulação e modernização, com a entrada nas redes sociais”, salienta.

Por Édila Vargas