terça-feira, 21 de setembro de 2010

Confraria Vespa Motor Club

A história da Confraria Vespa Motor Club começou em 2007, quando os vespistas doisirmonenses Fábio Borba e Daniel Fick, colocaram seus veículos para rodar pelas cidades do Vale dos Sinos. Através de suas andanças, foram conhecendo vários vespistas solitários e convidando a participarem das rodadas. Alguns amigos, influenciados pela paixão dos vespistas, acabaram adquirindo suas vespas, para reformar, e se juntaram ao grupo. 

Atualmente, a CVMC tem cerca de 25 participantes. A Confraria, que tem sua sede na Av. Porto Alegre, é formada por empresários, comerciantes, funcionários públicos, estudantes, bancários, mecânicos e engenheiros. Todos convivendo, de forma muito harmoniosa, em torno do tema central: “CONVIVER EM VESPA”. Os integrantes são oriundos das cidades de Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Caxias do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre. 

O objetivo do grupo é preservar as vespas, para que as mesmas possam ser usadas nas diversas estradas por onde passam. “Não recuperamos as vespas para guardar em garagens, como relíquias, mas para Vespar, conforme fazem alguns amigos dos Vespa Clubs da Europa”, comenta Fábio Borba. 

O grupo se reune, geralmente, nos fins de semana, aos sábados ou domingos. As rodadas curtas são combinadas com um mês de antecedência e as rodadas longas, um ano antes, para que cada integrante possa se programar junto a sua família.


Encontro Nacional de Vespas e Lambretas em Curitiba 

O encontro realizado no período de 04 a 07 de setembro, o “CURITIBA EM VESPA 2010” foi uma iniciativa da CVMC juntamente com os Scooters Clubs de Vespistas dos Estados do PR, SC, SP e RJ. Quem tem moto antiga, vive conversando sobre o veículo, fazendo troca de peças, a idéia do encontro surgiu no meio de uma dessas conversas.
Folder do evento

Segundo Fábio, foram dias intensos de confraternização nas estradas, boas histórias para serem relembradas e passeios pelos mais belos pontos turísticos de Curitiba ( Parque Tanguá, Opera de Arame, Jardim Botânico, Largo da Ordem e inclusive a maravilhosa Serra da Graciosa). 
Grupo que participou do encontro

Todos chegaram em casa em “estado de graça”, sãos e salvos: motonetas e pilotos. Foi um evento maravilhoso. Um inédito encontro de estradas que se tornou, desde o início do ano, num enorme desafio, em todos os sentidos. Os vespistas tiveram que divulgar o evento, organizar os comboios, preparar suas motonetas para uma viagem nada fácil, sem contar com os gastos financeiros. Aos organizadores “da casa” coube a responsabilidade de escolher o itinerário e a programação do evento. Todos deram o seu melhor, durante o ano, seja divulgando o evento, agitando a cena local, sugerindo idéias, criando materiais (como adesivos, faixas, bandeirolas, bottons, vídeos etc) ou preparando suas motonetas para esse grande dia. Graças a esse trabalho, estavam presentes, no encontro, mais de 60 motonetas clássicas e quase todos os modelos já lançados no Brasil. 

O grupo do RS percorreu 1600kms de estrada, cruzando Santa Catarina e parte do Paraná. Os catarinenses fizeram questão de rebocar as suas belas Lambrettas, para rodarem na estica em Curitiba. Um carioca guerreiro representou o seu estado numa vespa curitibana. E os Curitibanos representaram a sua cidade com uma bela banca. 


Novos desafios 

Esse está sendo o ano em que o scooterismo brasileiro subiu de nível. Os pilotos e grupos se aproximaram, alguns talvez tenham mudado a sua maneira de pensar e certamente não se arrependeram. Ficou pra trás aquela velha imagem do vespista domingueiro, dos que parecem erguer a bandeira mas que não prestigiam nem mesmo um encontro local. Aquele velho discurso: "Vespa é pra você curtir de vez em quando, ela não agüenta tanto", está ultrapassado. O Encontro em Curitiba quebrou esse paradigma. E, desde já, está lançado um novo desafio para estes scooteristas: o “Rio Grande do Sul em Vespa 2011” que será realizado em nosso estado, com rodadas de motonetas pela Serra Gaúcha. 

A CVMC colabora, eventualmente, com a Revista Sobre Motos, de circulação estadual, enviando notícias sobre seus eventos e saídas. Interessados em participar dos eventos e rodadas deve consultar o site da Confraria ou entrar em contato pelo telefone 51-99125605 e falar com Fábio Borba. Em breve mais informações no site da Confraria: www.confrariavespa.wordpress.com

Colaboração: Fábio Borba