Dois Irmãos está completando, hoje, 51 anos de emancipação. Nesta data, devemos lembrar, de todos aqueles que lutaram para que a cidade deixasse de ser distrito de São Leopoldo e se tornasse um lugar mais desenvolvido. Esses emancipacionistas foram representados por uma Comissão Emancipadora, a quem coube preparar os eleitores para uma nova realidade e também preparar toda a documentação para encaminhamento junto à Assembléia Legislativa do processo da emancipação. Fizeram parte dessa Comissão:
*José Victor Rausch
*João Klauck
*Felippe Alfredo Wendling
*Felippe Seger Sobrinho
*Guilherme Bertholdo
*Alberto Meurer
*Pedro Albino Ellwanger
*Algemiro Fleck
*Justino Antonio Vier
Os emancipacionistas lutaram, por mais de um ano, pela causa da emancipação, e em 10 de Setembro de 1959, o então governador do Estado, Leonel Brizola, sancionou a lei Estadual de número 3.823/59, aprovada pela Assembléia Legislativa, criando o Município de Dois Irmãos.
Em 51 anos, a cidade cresceu, se modificou, mas ainda hoje, pode se dizer que, este, é um bom lugar para se viver. As pessoas do comércio, Indústria e serviços, os Grupos de Terceira Idade, os Clubes Festivos, Os artistas, As Associações de Bairros, Os Grupos Religiosos, Os veículos de comunicação, Os Políticos, As ONGs, As Escolas, Os que cultivam as tradições germânicas, Os tradicionalistas e os demais grupos sociais; todos contribuem para que, esta, continue sendo uma ótima cidade.
Parabéns, cidade de Dois Irmãos!