Começou, oficialmente, nesta manhã de quarta-feira, as comemorações da semana da pátria. A cerimônia de abertura ocorreu às 8h, em frente à sede do Corpo de Bombeiros. O prefeito Miguel Schwengber ficou responsável por acender o fogo simbólico.
Alunos da Escola Primavera e do projeto Global se apresentaram na cerimônia de abertura da Semana da Pátria. Também estiveram no local, os alunos da Escola 10 de Setembro e do Colégio Imaculada Conceição.
Neste ano o fogo simbólico fará sua passagem por quatro escolas. Nesta manhã, ele será levado para a Escola Municipal Matheus Grimm, para que seja guardado pelos alunos. No final do dia o fogo retornará no carro de bombeiros para a sede da corporação. Na quinta-feira (02/09) a Escola Municipal 29 de Setembro terá sua pira acessa. O mesmo acontecerá na sexta-feira (03/09) na Escola Estadual 10 de Setembro. Durante o final de semana o fogo permanecerá na sede, sendo guardado pelos bombeiros. No sábado e domingo haverá hasteamento da bandeira a partir das 8h. Na próxima segunda-feira (06/09) o Colégio Imaculada Conceição receberá a chama simbólica.
Cerca de 3 mil alunos de toda a rede escolar estarão desfilando no feriado de sete de setembro (terça-feira), a partir das 8h, em comemoração ao dia de independência do Brasil. A concentração começa em frente as lojas colméia, no inicio da Avenida 25 de Julho, no centro da cidade. Os alunos serão dispersos no final da rua São José. O palanque oficial será montado na praça do Imigrante. Estarão presentes as escolas, municipais, estaduais e particulares do município, além das entidades culturais, pastoral da criança, APAE, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.O encerramento da semana da pátria está previsto para as 17h, quando o fogo simbólico será extinto.