terça-feira, 17 de agosto de 2010

PROERD e Bombeiros Mirins

         O PROERD e os Bombeiros Mirins são dois projetos realizados na cidade que trazem benefícios aos seus participantes, pois são fonte de boas influências sobre os jovens. Nesses programas são discutidos assuntos como o uso de drogas, a violência e como os jovens devem reagir diante dessas ameaças. São projetos admiráveis, pois ajudam a construir uma sociedade melhor.

          O programa Educacional de Resistência as Drogas(PROERD), da Brigada Militar,  foi criado com o objetivo de auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas e indiretas que os influenciarão a experimentar drogas ilícitas e lícitas, como o álcool e o cigarro, além de ensiná-los como resistirem a elas. O trabalho de prevenção de uso de drogas tem como público alvo crianças do ensino fundamental. O Soldado Josiel Neves, responsável pelo PROERD em Dois Irmãos, acredita que o programa é uma das ferramentas no combate ao uso das drogas “O PROERD se aproxima da criança com o objetivo de alertá-la quanto à violência e as drogas, no entanto, a família e a escola precisam trabalhar em conjunto com a polícia para que o resultado seja mais efetivo”. Para que o laço entre família e policia se fortifique, durante as aulas, os alunos recebem tarefas que são feitas junto com a família, explica o soldado. Além disso, os pais recebem informações sobre como trabalhar a comunicação com os filhos, construção da autoestima, resolução de conflitos e a violência além de aprender sobre os fatores de risco associados aos jovens, as noções básicas sobre uso de drogas, os estágios da dependência dos adolescentes. Segundo Neves, as pessoas não devem ver a Brigada apenas como força repressora. “A polícia precisa se aproximar das pessoas como ajuda, uma aliada especialmente no caso das crianças, ensinando-as como se portar e posicionar quando às drogas.”O PROERD é baseado no programa americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education). Atualmente o trabalho é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças recebem anualmente instruções dos policiais. O PROERD forma nesta quarta-feira, 18 de agosto,  duzentos e quarenta alunos. A solenidade será às 19h no Ginásio da Escola Municipal Primavera.

          Já o Projeto Bombeiros Mirins teve início no último sábado, dia 14 de agosto. Neste projeto, os alunos aprendem sobre prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento, prevenção a acidentes, questões de cidadania, esporte e meio ambiente, e são estimulados a se tornarem melhores cidadãos. Nesse ano participam 33 jovens. O grupo é formado por alunos de 10 a 12 anos das escolas das três redes de ensino. Nesse ano será formada a terceira turma de bombeiros mirins. Os instrutores do programa são os soldados: Anderson Fonseca, Thiago Kieling  e Francisco Danilo Spavanello Menezes e o voluntário Cristiano Rodrigo da Silva, que contam também com o apoio de toda a corporação dois-irmonense.

Fonte: Jornal Dois Irmãos e Prefeitura