quinta-feira, 2 de junho de 2011

I Salão de Negócios das Micro e Pequenas Empresas

O I Salão  de Negócios das Micro e Pequenas Empresas movimentou a cidade no último sábado ( 28.05). Na parte da manhã, o evento foi ocorreu no Espaço Cultural Antiga Igreja Matriz e na parte da tarde, no Ginásio da Sociedade Santa Cecília. O Salão foi realizado pelo Departamento de Indústria e Comércio, CDL e Comissão dos Micros e pequenos Empresários.Teve como objetivos capacitar os micro e pequenos empresários, incentivar a legalização dos empreendimentos que ainda não são legalizados, dar visibilidade aos micro e pequenos empreendedores da cidade, e instruir e orientar os novos e futuros empreendedores.

 A cerimônia de abertura abriu espaço para os pronunciamentos do  secretário municipal, Sérgio Fritzen, do deputado Federal, Ronaldo Zulke, do representante do Estado, Aldo Borges e do Prefeito Miguel Schwengber.


Sérgio Fritzen, Marco Aurélio Copetti, Ronaldo Zulke, Mauro Rosso ,
Miguel Schwengber, Aldo Borges, Adair Heilmann e Carlos Stoffel.

Deputado Federal Ronaldo Zulke

Aldo Borges, representando o Governo do Estado


Em seguida, o público pode acompanhar as palestras dos convidados. O primeiro a falar foi o  Secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Fritzen. Ele deu uma palestra sobre a situação econômica da cidade. Falou sobre as maiores empresas e seus faturamentos e também da importância do faturamento das micros e pequenas empresas, para a cidade. Informou sobre a existência da sala do empreendedor, um lugar que oferece atendimento diferenciado ao micro empreendedor.

A segunda palestra foi dada pelo Gerente Regional do SEBRAE Vale do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti. Marco aurélio falou sobre o empreendedorismo, sobre a necessidade de se fazer um plano de negócios, sobre quem são as pessoas empreendedoras e as causas da "morte" prematura das pequenas empresas.

Um dos pontos altos do Salão, foi a palestra do Sócio Diretor da Pegada,  Astor Ranft. Ele contou a trajetória da Pegada, desde os primeiros anos até hoje. Foi uma aula, dada por quem viveu na prática as dificuldades  de se começar uma pequena empresa e de mantê-la em um mercado altamente competitivo. A Pegada é, hoje em dia, uma das maiores empresas da cidade e do mercado calçadista.

Fechando o ciclo de palestras, se apresentou o Diretor Presidente da Fenac, Elivir Desiam. Ele falou da importância das feiras que permitem que as empresas se mostrem para o mercado. Falou, também, da necessidade de se fazer uma Reforma Tributária para desonerar o setor produtivo, para que este possa competir, de uma melhor forma, no mundo globalizado.


 
Marco Aurélio Copetti,  Gerente Regional  do SEBRAE Vale do Sinos,
Caí e Paranhana, falou sobre Empreendedorismo

Sérgio Fritzen palestrou sobre a Economia do Município.
Astor Ranft falou sobre a trajetória da Pegada.
Elivir Desiam falou sobre a
importância das Feiras.
Elivir Desiam, Astor Ranft e Dilamar Tadeu do Amaral, Secretário
Municipal da Fazenda. 
Zélia Golembieski, Chefe do Departamento de Turismo, coordenou
as apresentações.

Na parte da tarde, foram abertos os estandes dos empreendedores da cidade e também foram realizadas oficinas, onde os participantes puderam tirar dúvidas e aprender mais sobre o universo das micro e pequenas empresas. Além disso, o público pode contar com os balcões de informações do Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi, SEBRAE, Conselho Regional de Contabilidade, Prefeitura Municipal e CDL. Nesses balcões as pessoas puderam receber informações sobre linhas de crédito dos Bancos, procedimentos contábeis,  orientação sobre micro e pequenas empresas, registro na Prefeitura, entre outras coisas.

Oficinas - Os interessados puderam aprender mais sobre o mundo das micro e
pequenas empresas.
Estandes
Recanto do Xadrez
Associação dos Artesãos
Brinquelegal Eventos
Qualittá Sorvetes e Lanches
Banco do Brasil
Estande da Prefeitura

O Salão foi uma grande oportunidade para os empreendedores e futuros empreendedores esclarecerem suas dúvidas. Mas quem ainda tiver dúvidas pode procurar a Sala do Empreendedor. A Sala funciona no setor de protocolo da Prefeitura (Rua Berlim, 240).