Uma grande confraternização marcou a abertura oficial da XIV Semana do Meio Ambiente. A abertura foi realizada na Praça do Imigrante, no dia de ontem (06/06). O tema da Semana do Meio Ambiente, desse ano, é "Saneamento Ambiental" e ressalta a importância da preservação do meio ambiente e da reciclagem do lixo. Estiveram presentes as escolas do município, autoridades locais, Grupo Teatral Curto Arte, público em geral e o Grupo Som na Lata, da cidade de Esteio.
O Grupo Som na Lata fez uma bonita apresentação, utilizando instrumentos musicais feitos com materiais alternativos e recicláveis. O mascote do Grupo, o Latonildo, encantou a todos com a sua alegria.
Em seguida, foi a vez do Grupo Curto Arte apresentar a peça "A Procura das Águas Perdidas". Essa peça será apresentada nos bairros da cidade. Para saber em que dia a peça vai estar no seu bairro, acesse a página da XIV Semana do Ambiente: http://www.doisirmaos.rs.gov.br/semanadomeioambiente/
A Semana do Meio Ambiente se estende até o dia 11 de junho, mas as atividades continuam até o dia 21 de junho. Até lá serão realizadas várias atividades voltadas para a conscientização da importância do Meio Ambiente. Vale lembrar que podemos fazer nossa parte, na preservação do meio ambiente, separando corretamente o lixo de nossas casas e também ajudando a manter nossa cidade arborizada. Por falar nisso, a Prefeitura irá distribuir, no sábado (11/06), mudas nativas, para os moradores. Quem quiser pode dar uma passada no Largo Felipe Seger Sobrinho, às 9h e pegar a sua muda. E às 10h, no mesmo local, será oferecida uma oficina que ensinará técnicas de poda e plantio.
Veja como deve ser feita a separação do Lixo:
Inorgânico: plástico, papéis, latas, metais, vidros, caixas de leite e alumínio
Orgânico: restos de comida, cascas de frutas, erva mate, papel higiênico, fraldas descartáveis, chiclete, pontas de lápis, giz e plantas mortas
Especial: pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes (esse é um lixo especial, contaminante e não pode ser colocado junto com o lixo doméstico. Deve ser levado até um ponto de coleta ou devolvidos ao fornecedor).
Hospitalar: seringas, gase, algodão, remédios vencidos (são resíduos contaminados e não podem ser colocados com o lixo doméstico. Devem ser levados até um posto de saúde).
Fonte: Departamento do Meio Ambiente