sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Biblioteca Pública Municipal Paulo Arandt

A Biblioteca Pública Municipal foi fundada em 20 de abril de 1968 . Está localizada à Avenida 25 de Julho, 636. Ela foi instalada nesse espaço em 1988, tendo assim um espaço próprio, que pertence à municipalidade. Desde sua criação, a Biblioteca modernizou suas instalações e vem atualizando seu acervo com doações e compras. O acervo é composto de livros – com gêneros como literatura sul-riograndense, brasileira, estrangeira, infantil, juvenil, obras gerais, paradidáticos e obras de referência, além de possuir também periódicos, folhetos e jornais. São mais de 25.700 títulos já processados e lançados na base-livro. Além disso, a Biblioteca conta com o setor de restauro e acervo memória. A Biblioteca Pública deseja ser reconhecida, pela comunidade, como um espaço de cultura, informação, incentivo à leitura e formação de leitores. Seu prédio já sediou uma Escola Estadual, a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e os Correios. Defronte a Biblioteca existe uma escultura em homenagem a Elvira Brandi Grin, de autoria do escultor Everaldo Meregali dos Santos.
Escultura Elvira Brandi Grin
Para se associar basta levar uma foto 3/4, documento de identidade, CPF e comprovante de residência. A biblioteca funciona nos seguintes horários:
- segundas-feiras com expediente interno até as 13h, abrindo ao público das 13h às 19h;
- terças a sextas-feiras das 8h até 19h.
- sábados, das 8h até 11h.
Especialmente, nos meses de janeiro e fevereiro, desse ano, a Biblioteca estará funcionando de Segunda à Sexta, das 8hs às 14 hs.
Informações pelo telefone 3564 1277, ramal 237. Acesse o endereço eletrônico: http://bibliotecapublicadoisirmaos.blogspot.com

Quem foi?
Paulo Arandt – ilustre que recebeu o título de: "O Imigrante Símbolo da Colonização" por representar todos aqueles que atravessaram o mar, e vieram cobrir de suor e amor a terra fértil de Dois Irmãos. Este título lhe foi conferido no 15° Ano de Emancipação, como consta no Jornal “Expresso” de 10 de Setembro de 1974. O Professor nasceu no dia 10 de janeiro de 1885 , em Bremen na Alemanha. Emigrou para o Brasil em 1908. Fixando residência em Blumenau, Santa Catarina,onde Trabalhou e concluiu seus estudos no Colégio dos Franciscanos. Em 1914, já formado professor, veio para Dois Irmãos para assumir a Escola Complementar Rural. Foi professor também durante alguns anos na “Fortbildungsschule”. Em 1939, deixa de lecionar na cidade, voltando a ela em 1947. Além de Professor, que foi durante 40 anos, desempenhou as funções de Guarda-livros, na Cooperativa Mista Pinhal Alto e de várias casas comerciais da cidade. Foi, ainda, Professor de música – Violino - tendo sido Regente de Coral nas localidades onde lecionou. Faleceu no dia 10 de Setembro na cidade de Dois Irmãos, aos 89 anos.
Elvira Brandi Grin - A homenageada nasceu em 1º de Outubro de 1900 em Porto Alegre. E, em 12 de março de 1919, assumiu na Escola Mista Federal, em Dois Irmãos, então 4º Distrito de São Leopoldo. Permaneceu nesta localidade até 1929. Foi a primeira professora de ensino da Língua Portuguesa em Dois Irmãos. Faleceu aos 19 dias do mês de setembro de 1967, na cidade de Novo Hamburgo.

Fonte: www.doisirmaos.rs.gov.br
Livro História de Dois Irmãos - Justino Vier