sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Filme Walachai será exibido no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel

Assista a exibição do filme Walachai, no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel e participe de um bate bapo com a Diretora do filme, Rejane Zilles. A exibição será realizada no dia 26 de setembro, às 19h30min. O evento, que faz parte dos festejos do Kerb de São Miguel 2012, é promovido pela Associação Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos e tem o apoio do Fundo Municipal de Cultura e Depto. de Turismo, Imobiliária Becker e Restaurante Bierplatz. Ingresso: Contribuição livre.


Sobre o Filme:

WALACHAI: Um pedaço do Brasil desconhecido pelos próprios brasileiros 
Localizada a 70 km de Porto Alegre, Walachai, nada lembra o movimento, as cores e os sons de uma cidade grande. A diretora do documentário, Rejane Zilles, apresenta a vida de moradores que possuem costumes e dinâmicas peculiares, opostos aos da vida urbana tão próxima. “Walachai é um pedaço do Brasil ainda desconhecido pelos próprios brasileiros”, afirma a diretora. 

Dialeto: Nestas comunidades rurais isoladas, vivem descendentes de imigrantes alemães que falam um antigo dialeto da região do Hunsrück, hoje raro na Alemanha. No entanto, esta é a primeira língua de quem nasce no Walachai. Passada de modo oral de geração para geração, não teve atualização de linguagem e continua sofrendo inserções de palavras criadas pelos moradores. Muitos desconhecem a língua portuguesa e, até mesmo, as próprias raízes europeias. 



Livro de Walachai: O filme parte do projeto de continuidade de O Livro de Walachai, curta-metragem também dirigido pela diretora, que nasceu e viveu na região até os nove anos de idade. O curta retratou a peculiar trajetória do professor e agricultor Benno Wendling, que registrou a história de Walachai em um livro escrito à mão. 

Abordagem: A proposta de documentar a singularidade deste povoado confunde-se com a história pessoal da diretora do filme. Vivendo atualmente no Rio de Janeiro, Rejane Zilles nasceu no Walachai, onde passou toda a infância. Aprendeu a falar português somente aos sete anos de idade, quando ingressou na escola. Ainda fala o dialeto local e mantém laços familiares na comunidade — o que permitiu uma abordagem especial do assunto. Ao filmar, documenta seu povoado de origem.



Sinopse: Walachai, em alemão antigo, significa lugar longínquo, perdido no tempo. Outros povoados de nomes singulares como Jamerthal, Batatenthal, Padre Eterno e Frankenthal, são comunidades rurais de origem alemã no Sul do Brasil, que têm uma dinâmica própria e ainda vivem distantes do mundo globalizado. Muitos de seus habitantes nunca aprenderam a falar português, comunicam-se num dialeto alemão transmitido pelas gerações de descendentes e, no entanto, nada sabem de sua Alemanha de origem. São todos brasileiros e se identificam como tal. Walachai não é um filme sobre uma comunidade alemã. É antes de tudo sobre o inusitado e raro que habita este lugar. Conecta o público do Brasil urbano contemporâneo a uma forma diferente de viver, revelando um pedaço do país ainda desconhecido.

Rejane Zilles (Diretora) 
Atriz,diretora e produtora, iniciou a carreira profissional em Porto Alegre, no teatro. Nos anos 1990 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou Artes Cênicas na UNIRIO. Desde então vem atuando no teatro, cinema e televisão. Produziu e dirigiu o curta-metragem O Livro de Walachai – exibido em inúmeros festivais. Estreou como diretora de longa-metragem, no documentário Walachai. Coordenou diversas mostras e projetos de exibição pelo Brasil, como a Mostra Premiére Brasil do Festival do Rio e o projeto Cinema BR em Movimento – circuito de exibição de filmes brasileiros em universidades e comunidades em todo o território nacional. É curadora da Muestra de Cine BrasilNoar – realizada anualmente em Barcelona. Participou da produção de lançamento de filmes nacionais de grande destaque, como: Central do Brasil - de Walter Salles; Domésticas - de Fernando Meirelles e Nando Olival; O Dia da Caça - de Alberto Graça, Doces Poderes – de Lúcia Murat, Hans Staden – de Gal Pereira, entre outros. É uma das diretoras da Mostra Internacional de Música em Olinda / MIMO e responde pelo Festival MIMO de Cinema. 

Aletéia Selonk (Produtora)
Produtora audiovisual e professora universitária no curso de graduação em cinema da PUCRS. É jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduada em Produção Cinematográfica (PUCRS). Doutora em Comunicação (PUCRS), com estágio de doutorado (Capes) na Université Paris Descartes (Sorbonne – Paris V). Tem suas pesquisas focadas na produção e distribuição audiovisual no mercado brasileiro. Em 2002, fundou a Panda Filmes, empresa dedicada à produção e distribuição de filmes, onde trabalhou como produtora executiva até setembro de 2006. Em outubro de 2006, fundou a Okna Produções – um bureau de produção audiovisual e cultural, sediado em Porto Alegre. Integra, atualmente, a diretoria da ABD-N (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas) e do Forcine (Fórum das Escolas de Cinema do Brasil). É também coordenadora do Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul, o TECNA.