sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Coral Sogipa-100 anos, no Espaço Cultural Antiga Igreja Matriz


A cidade de Dois Irmãos vai poder conferir, no domingo (19/08), no Espaço Cultural Antiga Matriz, a maravilhosa apresentação do Coral Sogipa, de Porto Alegre. O Coral irá apresentar o espetáculo " Boom, Baby Boom". 

Como tudo começou
Em 2010, o Coral Sogipa relembrou os 30 anos sem John Lennon e os 40 anos do desmembramento de uma das mais famosas bandas de rock de todos os tempos, os The Beatles. Sob a regência de Luciano Lunkes, o grupo prestou sua homenagem a estes incríveis artistas que impulsionaram o rock e a música pop por todo mundo. O sarau Let it Beatles, atraiu um público numeroso e o espetáculo fez bastante sucesso. 
Em 2011, um projeto mais amplo fora incorporado ao Let it Beatles. Focando-se em algumas das grandes bandas de rock americanas e inglesas dos anos 60, o grupo investiu no seu novo projeto. Nascia o Boom, Baby, Boom, espetáculo que, além de incluir o repertório dos The Beatles, levava aos palcos consagrados hits de outros intérpretes como os inesquecíveis The Mamas and The Papas, Credence, The Rolling Stones, Santana, Elvis Presley, Aretha Franklin, Tina Turner, entre outros. Nesse ano de 2012, o Coral Sogipa (que completa 100 anos de existência), em parceria com Paulo Matielo e a Elvis Rock Band (que celebrará os 35 anos sem Elvis) decidiu tomar a estrada e sair pelo Rio Grande a divulgar, felizes, o trabalho desenvolvido nesses dois últimos anos de sua longa e marcante história. 


O Centenário do Coral Sogipa
Entre as tradições alemãs trazidas e realimentadas pelos imigrantes no sul do Brasil, o canto coral é, sem dúvida, uma das mais marcantes. Como não haveria de faltar, também na Sogipa – clube que nasceu como Sociedade Alemã de Ginástica (Deutshcer Turnverein) – esta atividade encontrou, desde cedo, o seu lugar de destaque. Ao despontar como um dos mais antigos grupos de canto ainda em atividade no estado, o Coral Sogipa - um dos grupos pertencentes à pasta cívico cultural do clube -, desde a sua criação em 1912, vem desempenhado o seu incansável papel de força congregadora dentro e fora da comunidade em que atua. Ao estabelecer um diálogo com as comunidades vizinhas, o grupo, no ano de seu centenário, quer reinterar a sua paixão e o seu comprometimento para com uma das expressões mais antigas e edificantes do ser humano: a arte de colocar a voz a serviço da música. 



Sobre o Regente
O regente Luciano Lunkes é formado em regência coral pela Universidade do Rio Grande do Sul. Especializou-se em regência coral no Conservatório Franz Lizst de Budapeste (Hungria). Tem uma sólida experiência nas áreas de canto coral e educação musical. Como diretor musical, esteve a frente de vários grupos, entre eles o Vocal Mandrialis, o Central European University Choir (Budapeste), o The Brazilian Vocal Group (Nova Iorque) e o Coral Porto Alegre. Atualmente rege, além do Coral Sogipa, o Grupo Vocal AMRIGS e o Femina Vox 25 de Julho.


O Repertório do Baby Boom
A Hard Days Night (The Beatles)
And I love her (The Beatles)
All You Need is Love (The Beatles)
Because (The Beatles)
California Dreaming (The Mamas and The Papas)
Evil Ways ( Carlos Santana)
Eleanor Rigby (The Beatles)
Good Morning Starshine (do filme Hair)
Have You ever Seen The Rain (Credence)
Hey Jude (The Beatles)
If I Fell (The Beatles)
I Say a Little Prayer for You (Burt Bacharach)
Let it Be (The Beatles)
Ruby Tuesday (Rolling Stones)
Something (The Beatles)
Sweet Caroline (Elvis)
You’ve Lost that Loving Feeling (Elvis

Ficha Técnica
Regência e Preparação Vocal: Luciano Lunkes
Consultoria Teatral: Débora Finocchiaro
Teclado: Fredi Ritter
Iluminação: Maurício Moura