segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Recital do Duo Hoffparú, na Antiga Matriz

Será realizado no dia 30 de outubro, às 18h, no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel, o recital do Duo Hoffparú. O duo é formado pelos violonistas Nativo Hoffmann Filho e por Nanã Parú, e apresenta um tipo de realização musical com aspectos pouco comuns, no meio cultural. Improvisação livre, música intuitiva, Fluxus ( movimento artístico florescido nos anos 70), são algumas das denominações dadas a essa arte performática que pode ser descrita como música não programática. Basicamente, música criada no momento de sua execução. Muitas vezes os gestos musicais gerados nesses recitais extrapolam para performances não apenas sonoras, mas também, visuais e teatrais. No espetáculo ocorrerá a interação entre áudio/vídeo e guitarras. Talvez em memória aos antigos filmes mudos, as guitarras serão guiadas pelas imagens projetadas, na terceira parte do espetáculo. Uma boa dica para a apreciação dessa expressão artística é deixar a imaginação fluir, deixar-se levar como num sonho. O recital terá a participação especial de Maurício Fröhlich (imagens e sons pré-concebidos) e de Fernando Lazzarin (poemas). O evento é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Departamento de Cultura e Fundo Municipal da Cultura de Dois Irmãos. Tem, ainda, o apoio da Imobiliária Becker e do Restaurante Bierplatz. A entrada é franca.



Nativo Hoffmann Filho
Começou a tocar guitarra aos 11 anos de idade, com Pablo Sgrillo. Posteriormente teve aulas com Julio  Herlein e Maurício Marques. Começou a estudar Violão erudito aos 18 anos com Daniel Wolff, posteriormente seu professor na UFRGS. Já tocou nas aulas de professores renomados, tais como Eduardo Isaac, Frank Bungarten e Cristiano Braga. Estreou peças de Marcelo Villena, Felipe Faraco, German Grás e Cuca Medina. Realizou diversas apresentações em Porto Alegre no Auditorium Tasso Correa, do Instituto de Artes da UFRGS, Casa Mário Quintana, Salão de Atos e Museu da UFRGS. Na Europa realizou duas apresentações na Alemanha na cidade de Fiedensau e também na Pata Poe, Radio de Amsterdan, tocando música erudita bem como improvisação. Participou da produção de trilhas sonoras em dois curta-metragens: Baronil, de Leonardo Scherer e O Cão, de Abel Roland. Nativo, conclui neste ano de 2011, o Curso Superior de Música no Instituto de Artes da UFRGS, com especialização em violão clássico.

Nanã Parú
Iniciou seus estudos de violão aos 9 anos de idade. Aos 14, tornou-se aluno do violonista Eduardo Castañeda. Graduou-se Bacharel em Música no Instituto de Artes da UFRGS, sob orientação de Daniel Wolff. Realizou concertos de música erudita, clássica, contenporânea, improvisação livre e performance em vários locais de Porto Alegre: Museu de Artes do Rio Grande do Sul, Museu Júlio de Castilhos, Centro Cultural Érico Veríssimo, Museu da UFRGS, Auditórium Tasso Corrêa e outros. Assim como, apresentações de música contemporânea na Hchschule Luzern, na Suíça, Postgarage, na Áustria e Freundenreich, em Berlin , na Alemanha. Compositores como Germán Grãs, Cuca Medina, Marcelo Villena e Otávio Assis Brasil, dedicaram-lhe peças, para serem tocadas individualmente ou no duo Hoffparú, formado em conjunto com o violonista Nativo Hoffmann Filho.

Por Amigos da Antiga Matriz