segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia 25 de julho Dia Nacional do Escritor

Hoje, 25 de julho,  é comemorado o dia Nacional do Escritor. O blog aproveita a data para fazer uma pequena homenagem à este que é considerado o maior escritor da Cidade de Dois Irmãos: O Sr. Justino Vier. 

Alguns dados sobre a vida do Escritor
Justino Vier nasceu no dia 1° de novembro, no centro do povoado de Santa Maria do Herval (Teewald). Em 1944, após se formar para magistério Estadual, assumiu a Escola São Miguel de Dois Irmãos. Em 1948, tornou-se corretor de seguros. Em 1958, tornou-se um dos sócios fundadores da Madereira Herval, mas por não poder se dedicar à empresa, acabou saindo do negócio. Em 31de dezembro de 1959, tomou posse como o primeiro Prefeito da Cidade de Dois Irmãos. Fato que se repetiu em 1° de janeiro de 1973. Em março de 1982, junto com amigos, fundou o Grupo Wir Lieben das Leben. Grupo que promove a amizade, a música e o bem querer, até os dias atuais. O escritor casou-se em 1945 com Maria Rausch e teve dois filhos: José Carlos Vier e Maria Helena Vier. Em 2003, ele ficou viúvo.



Livros
O Autor sempre teve gosto e e interesse em escrever. E sempre escreveu pensando, não na recompensa financeira, mas no quanto podia levar de informação para as pessoas da cidade. Justino é autor de cinco livros. A história deles é mais ou menos assim:

* Em agosto de 1999, com a ajuda de muitos colaboradores, o autor escreveu o livro intitulado "História de Dois Irmãos-Presente e Passado". O livro foi escrito com o objetivo de guardar a história de Dois Irmãos. Levou em torno de oito anos para ser escrito. Foi necessária muita pesquisa e algumas viagens em busca de informações sobre o passado, da cidade.


* Por ser pesquisador e usuário de diversas plantas e chá medicinais, o escritor escreveu em 2001, o livro "A saúde começa em casa - Plantas Medicinais que curam". O livro traz dicas sobre como manter e melhorar a saúde utilizando o que é oferecido pela natureza.


* Realizando um sonho antigo e a pedido de sua falecida esposa, Maria Rausch Vier, o autor escreveu, em 2005, a história das famílias do casal, em um livro intitulado Árvore Genealógica - Ascendentes e descendentes de  Justino Antonio Vier e Maria Rausch Vier. 

* Em 2007, foi lançado o livro "História da Sociedade Santa Cecília". O livro reúne dados, fotos e registros dessa instituição, durante seus oitenta anos.


* E o último livro que o autor escreveu foi "Curriculum Vitae, Lebenslauf,  Autobiografia de Justino Antonio Vier". O livro foi lançado em 2008 e conta a história da vida do escritor. Lendo, esse livro, aprendemos sobre como era vida no campo, sobre a 2° Guerra Mundial e os problemas que os imigrantes alemães tiveram no Brasil, sobre como  a cidade conseguiu progredir, sobre a política e os embates ferrenhos entre os adversários políticos, e muito mais. É um livro muito especial, assim como também é especial a participação do Sr. Justino Vier na história da cidade de Dois Irmãos. Seja atuando socialmente ou guardando a história, através de seus livros.


Fonte: Curriculum Vitae - Lebenslauf - Autobiografia de Justino Antonio Vier. Curtas Histórias.