sexta-feira, 21 de março de 2014

Cia Caixa do Elefante em Dois Irmãos

Cia Caixa do Elefante propõe uma reflexão sobre a percepção do tempo em novo espetáculo
Turnê de “Ensaio sobre o tempo” chega a Dois Irmãos neste final de semana

Após as apresentações com lotação máxima em Morro Reuter e Novo Hamburgo, a Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos chega a Dois Irmãos com o espetáculo Ensaio sobre o Tempo. A peça une teatro de animação e ilusionismo para apresentar de forma poética, reflexões sobre a noção e percepção do tempo em nossa sociedade.

O tempo é uma dimensão universal na qual persiste a irreversibilidade dos fenômenos. Tudo está em constante transformação a todo momento. A temporalidade vivida subjetivamente afeta nossa concepção de realidade e provoca alterações em nossa consciência. E, mesmo assim, tão difícil é definir o tempo.

A montagem será apresentada em nos dias 21, 22 e 23 de março, às 20h, no Teatro Adriano Schenkel – (CURTO ARTE) Av. São Miguel, 830 Sala 04 – Centro.  A temporada encerrará no final do mês em Porto Alegre.  

PROCESSO CRIATIVO

Em 2014 a Caixa do Elefante completa 23 anos de trajetória e conta com o patrocínio da Petrobras, através da seleção no Petrobras Cultural para manutenção de companhias de teatro. O processo de criação coletivo do grupo está presente em Ensaio sobre o tempo.

O espetáculo foi desenvolvido a partir do encontro intenso entre os artistas talentosos e experientes, que trabalharam em regime de residência artística no Espaço de Convívio Artístico Vale Arvoredo, localizado em meio à mata nativa da Serra Gaúcha. Desta imersão surgiram propostas criativas e um instigante resultado.

Com direção de Paulo Balardim, a montagem traz uma sensível atuação da atriz Carolina Garcia. A companhia buscou a parceria de Élcio Rossini para a composição da cenografia, além da assessoria do mágico Eric Chartiot para ilusionismo e do físico Flávio Pohlmann Livi para pesquisa. A concepção dos bonecos e adereços ficou a cargo de Mário de Ballentti com o auxílio de Marcos Nicolaiewsky. A trilha sonora é assinada por Carlos Badia.

CONCEITO DO ESPETÁCULO

Na ficção, há um andarilho perdido num espaço indeterminado que encontra objetos, os quais vão reativando suas memórias e ganhando corpo. Paulo Balardim explica que presente e passado se confundem, enquanto que atriz e bonecos se mesclam para produzir sentimentos. “O sentimento de finitude, a memória como forma de reviver o passado e a imaginação como projeção de futuro são inspirações para as cenas. Nosso trabalho incorpora recursos do teatro de animação e busca elaborar imagens poéticas sobre essas questões”, ressalta o diretor.

A trilha sonora conduz como narrativa os eventos que se sucedem, numa ordem não linear. E espaço da cena acaba criando uma dimensão onírica – será presente, imaginação ou memória?

O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, e recebeu o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS) e do Fundo Municipal de Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte).

A COMPANHIA

Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, fundada em 1991, em Porto Alegre/RS, é, hoje, uma das companhias de teatro de bonecos mais atuantes e de maior destaque no panorama artístico nacional brasileiro. Ao longo de sua trajetória tem acumulado uma vasta experiência na construção de diversos bonecos, cenografias e adereços cênicos, tanto para seus espetáculos como para outras companhias de teatro e programas televisivos, além de colaborar, por meio de workshops e oficinas, com a formação de público e profissionais de teatro.

Com suas montagens, direcionadas tanto para o público infantil como para o adulto, tem participado de importantes festivais no Brasil e no exterior. Figura, em suas histórias, a essência do teatro de animação latino-americano: textos populares que mesclam poesia e comicidade, apresentados com um primor técnico que envolve um delicado trabalho de construção e manipulação de bonecos.


FICHA TÉCNICA

Direção e dramaturgia - PAULO BALARDIM
Atuação e Coordenação de Produção - CAROLINA GARCIA
Trilha Sonora - CARLOS BADIA
Músicos - CARLOS BADIA (violões, vozes, synths, efeitos, percussões, pianos), HIQUE GOMEZ (violinos,violas), EVERSON VARGAS (baixo acústico)
Cenografia - ÉLCIO ROSSINI
Bonecos e adereços - MÁRIO DE BALLENTTI e MARCOS NICOLAIEWSKY
Figurino - RITA SPIER e ÉLCIO ROSSINI
Criação de luz - CAIXA DO ELEFANTE
Assessoria para ilusionismo  - ERIC CHARTIOT
Assessoria para pesquisa - FLÁVIO POHLMANN LIVI
Preparação Corporal e criação das peças Gráficas - ANA MEDEIROS
Preparadora Vocal - BÁRBARA BÍSCARO
FABIANA LAZZARI - Registro do Processo e Manutenção do blog do projeto

Serviço:

Temporada de Ensaio sobre o tempo – espetáculo da Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos

Dois Irmãos
Dias 21, 22 e 23 de março, às 20h - CURTO ARTE - Teatro Adriano Schenkel - Av. São Miguel, 830 Sala 04 - Centro (51) 3564.4888
Ingressos: R$10,00 antecipado* e R$15,00 no local.

*O ingresso antecipado pode ser adquirido nos seguintes locais: LIGA Feminina do Combate ao Câncer de Dois Irmãos, Animais de Dois Irmãos e Lions Dois Irmãos. O valor arrecadado com a comercialização dos ingressos será destinado às instituições citadas.

Acompanhe o tempo:
Principal_h-RGB.jpg
A CIA CAIXA DO ELEFANTE É PATROCINADA PELA PETROBRAS.

Assessoria de imprensa:
Simone Lersch (51) 3029-6390 / 9803-4420