segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Banda Marcial da Herval participou do VIII Festival de Bandas de Sapiranga

A Banda Marcial da Herval foi convidada para participar do VIII Festival de Bandas Marciais da cidade de Sapiranga. O evento ocorreu no dia 28 de outubro, na parte da tarde, na Praça da Bandeira. No repertório apresentado constavam as músicas Fibra de Herói, TNT, Low Rider, Eye of the Tiger, Baião, Aquarela do Brasil e Trumpet Voluntary. O destaque da apresentação ficou por conta da execução da música Baião, que é formada por um mix de 03 músicas de Luiz Gonzaga: Asa Branca, Assum Preto e Que nem jiló. Esta música foi colocada no repertório da Banda, para homenagear o centenário de nascimento do magnífico músico brasileiro Luiz Gonzaga. Um dos objetivos do projeto Banda Marcial da Herval é apresentar para seus integrantes, a diversidade e a qualidade da música brasileira. Incentivando os jovens músicos a conhecerem e valorizarem, desde cedo, a música produzida no país e na região. Além disso, a Banda se preocupa em ajudar a manter a cultura germânica tão presente na cidade de Dois Irmãos. Foi com muita satisfação que a BMH participou do Desfile Cultural  do Kerb de São Miguel, no mês de setembro, tocando as músicas Feliz em Festa e Barril de Chopp, músicas executadas pela maioria das Bandinhas Típicas Alemãs. A Banda Marcial Herval também esteve presente no evento de recepção à Orquestra Markgrafler Blaskapelle, da Alemanhã, no Centro Evangélico, no dia 25 de outubro. Agora, a Banda se prepara para ensaiar as músicas que serão tocadas no dia de Ação de Graças (evento tradicional promovido pelo Grupo Herval, no mês de novembro) e nos eventos de final de ano.


Fotos do Festival de Sapiranga






segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Comemoração dos 17 anos da AAPHCDI

A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos teve início com o encontro de algumas pessoas, a partir de 1992, preocupadas em buscar recursos para recuperar a Antiga Igreja que então, necessitava de obras urgentes. O grupo chamava-se " Amigos da Antiga Matriz". Em 17 de outubro de 1995, foi criada oficialmente a Associação, e nos seus 17 anos, vem desempenhando, com muita dedicação, o trabalho em defesa do Patrimônio Cultural de Dois Irmãos, tendo como foco principal, a preservação, restauração e revitalização da Antiga Igreja Matriz de São Miguel. A Associação elaborou projetos, captou recursos, coordenou e acompanhou a execução da maioria das obras de restauração. 

Em 2007, foi inaugurado, oficialmente, o Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel. A revitalização deste patrimônio cultural é, hoje, uma realidade, oferecendo à comunidade de Dois Irmãos, um espaço de preservação e promoção da cultura, de lazer, de educação e de valorização do Patrimônio legado pelos colonizadores desta região. 

Em 2010, a Associação firmou um convênio com a atual Administração Municipal, assim, coordena e realiza eventos culturais, sempre com o apoio financeiro da prefeitura municipal e de empresas e pessoas da comunidade de Dois Irmãos. Todos os valores arrecadados nos eventos promovidos pela Associação são revertidos em melhorias do Espaço Cultural. A atual presidenta da Associação é a senhora Leila dos Santos.

Vera Rausch
Leila dos Santos

Em comemoração aos 17 anos da Associação, aconteceu no dia 19 de outubro, a apresentação do Duo Bico de Pena e a abertura da exposição de mosaicos da artista Janice Dorr. O evento foi prestigiado pelo prefeito Miguel Schwengber, pelo Secretário Municipal Maurício Klein, pela Chefe do Departamento de Turismo, Zélia Golembieski, pela chefe do Departamento de Cultura, Elisandra da Silva  pelo Rei e Rainha do Kerb, Darci e Lori Engelmann, e pela Superintendente da FADI, Senhora Lixia Stoffel. O evento teve o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Imobiliária Becker, Floricultura Pé da Serra, Manuarte, Sr. Ricardo Wirth e Sra. Juracy Hendrich.

Prefeito Miguel, Janice Doerr e sua mãe, Tia Líria.

Mosaico, de Janice Doerr
Duo Bico de Pena: Renato Camargo e Angelique Camargo

A exposição de mosaicos segue até o dia 28 de outubro. Sábado e domingo, funciona das 13h30 às 17h. E de terça a sexta, no horário das 14h às 19h.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

17° Aniversário da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos

A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos convida a todos para prestigiarem o Recital com o Duo Bico-de-Pena, formado pelos músicos Renato Camargo e Angelique Camargo, e a Exposição de mosaicos da artista Janice Doerr. O evento será realizado no dia 19 de outubro, no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel, em comemoração ao 17° Aniversário da Associação.

Programação
Abertura da Exposição de Mosaicos da Artista Janice Doerr - 19h.
Recital com o Duo Bico-de-pena - 20h.



Janice Doerr
Nasceu em Dois Irmãos, mudou-se em 1994 para Pelotas onde entrou com mais profundidade no mundo das artes e em seus estudos,  identificou-se com o mosaico e especializou-se nele. Janice é técnica em Edificações pelo IF-SUL, Mosaicista desde 2000, com curso específico de Mosaicos, e cursa atualmente a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na UCPEL. Realizou várias exposições na cidade de Pelotas : Exposição Coletiva - Grande Hotel (2006) / Exposição Coletiva - Shopping das Artes (2007) / Exposição Individual – Fenadoce (2009, 2010 e 2011)/Exposição Individual - Garte (2011 e 2012). Site da artista: http://www.janicemosaicos.com.br.




Renato Camargo 
É natural de São Paulo. Formado flautista pela Escola de Comunicações e Artes da USP , aprofundou seus estudos na França, em Dijon, com Michel Lavignole. Integrou as orquestras Experimental de Repertório(SP), Sinfônica Municipal de Santos (onde atuou como primeira flauta), Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (onde atuou como flautista solista). Com Angelique , sua esposa, fundou o duo Bico-de-Pena, para o qual compõe e arranja.

Angelique Camargo 
É natural de São Paulo. Formada violoncelista pela Escola de Comunicações e Artes da USP aprofundou seus estudos com Antônio Lauro del Claro na condição de bolsista da Fundação VITAE e posteriormente com Roman Mekinulov. Foi integrante da Camerata Fukuda (SP), do “Cello em Sampa” (SP), das orquestras Experimental de Repertório (SP), Sinfônica de Santo André , Sinfônica Municipal de Santos, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Atualmente, integra o Arsis PianoTrio (com o violinista Fábio Chamma e a pianista Liliane Kans) e o duo “Bico-de-pena”, que tem três CDs gravados e já atuou na França.