sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Centro de Treinamento Móvel Saint-Gobain chega a Dois Irmãos


Brasilit, Isover, Norton, Placo e Weber, empresas do grupo francês Saint-Gobain, reuniram-se em um projeto inédito, o Centro de Treinamento Móvel (CTM) Saint-Gobain. E, entre 1 e 5 de outubro, o caminhão personalizado da Saint-Gobain estará na revenda Taqi (loja 2), localizada na Av. Irineu Becker, 202, Centro - Dois Irmãos (RS). Para participar, os interessados deverão confirmar presença pelo telefone (51) 3564-3333, falar com Luiz ou Ademir.

As vagas para os mais diversos cursos gratuitos – como telhas de fibrocimento e placas cimentícias sem amianto; sistema drywall; eficiência termoacústica na construção civil; especificações de argamassas, conceitos e técnicas; soluções para construção civil em lixas, discos de cortes e máquinas de corte de piso - são limitadas.

Ação pioneira para desenvolver treinamento no segmento da construção civil, o CT Móvel promoverá ainda o estreitamento do relacionamento entre as empresas do Grupo Saint-Gobain e os profissionais do setor civil de todo o país.

“Mais do que divulgar nossos produtos, a estratégia da Saint-Gobain é construir relações sustentáveis, nas quais a capacitação é elemento fundamental para que o profissional tenha condições de oferecer a melhor solução aos seus clientes e desenvolvê-la com qualidade”, afirma Roberto Luiz Corrêa Netto, Diretor Corporativo de Recursos Humanos do Grupo.

Com previsão de capacitação para cinco mil usuários dos produtos por ano, o moderno CT Móvel realizará treinamentos das soluções construtivas das cinco empresas, em um espaço climatizado com capacidade para até 20 pessoas.

A recente expansão do mercado imobiliário brasileiro impulsionou, na mesma proporção, a demanda por profissionais qualificados nos canteiros de obras em todo o país. Segundo Paulo Perez, diretor de Projetos Marketing Habitat, o Centro de Treinamento Móvel auxiliará no atendimento do atual déficit nacional de mão de obra. “Desenvolver uma unidade de treinamento móvel e de abrangência nacional possibilita ao Grupo Saint-Gobain contribuir diretamente para o aumento da oferta de profissionais qualificados no Brasil”.

Alinhadas à estratégia mundial de oferecer soluções inovadoras aos mercados ligados ao Habitat, as empresas do Grupo Saint-Gobain evidenciam nessa iniciativa a sinergia entre seus diversos negócios. Com competências específicas e preservando suas identidades, as marcas colaborarão entre si para que o CT Móvel atenda a essa demanda crescente de mão de obra qualificada e promova a aplicação correta dos produtos Saint-Gobain.

“Com o Centro de Treinamento Móvel é possível capacitar à mão de obra de diversas regiões sobre as melhores soluções e a forma correta de aplicá-las. Contribuindo de forma significativa para elevar a qualidade das construções brasileiras, principalmente das que optam pelos produtos para construção civil do Grupo Saint-Gobain”, complementa Asier Amorena, Diretor de Marketing da Weber, empresa que também participa do projeto.


Em um caminhão personalizado, iniciativa oferece treinamento
 gratuito para profissionais da construção civil

Centro de Treinamento Móvel Saint-Gobain (CTM)

Idealizado para levar conhecimento a todo Brasil, a unidade de treinamento móvel permitirá também complementar, de forma expressiva, a disponibilidade de vagas para os treinamentos já oferecidos mais extensivamente nos diversos centros de formação das unidades de negócio do Grupo, mesmo em regiões que já contam com essa estrutura.

Com duração de 36 meses, a primeira fase do programa de treinamentos contemplará semanalmente um município, que receberá o caminhão que transporta a estrutura móvel do Centro de Treinamento. O veículo ficará estacionado em revendas parceiras ou em áreas públicas, no caso de cidades menores, em convênio com prefeituras locais.


O curso é composto por módulos, divididos pela área de atuação de cada empresa do Grupo Saint-Gobain. Cada treinamento será ministrado por colaboradores técnicos das unidades mais próximas do local da ação.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Filme Walachai será exibido no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel

Assista a exibição do filme Walachai, no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel e participe de um bate bapo com a Diretora do filme, Rejane Zilles. A exibição será realizada no dia 26 de setembro, às 19h30min. O evento, que faz parte dos festejos do Kerb de São Miguel 2012, é promovido pela Associação Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos e tem o apoio do Fundo Municipal de Cultura e Depto. de Turismo, Imobiliária Becker e Restaurante Bierplatz. Ingresso: Contribuição livre.


Sobre o Filme:

WALACHAI: Um pedaço do Brasil desconhecido pelos próprios brasileiros 
Localizada a 70 km de Porto Alegre, Walachai, nada lembra o movimento, as cores e os sons de uma cidade grande. A diretora do documentário, Rejane Zilles, apresenta a vida de moradores que possuem costumes e dinâmicas peculiares, opostos aos da vida urbana tão próxima. “Walachai é um pedaço do Brasil ainda desconhecido pelos próprios brasileiros”, afirma a diretora. 

Dialeto: Nestas comunidades rurais isoladas, vivem descendentes de imigrantes alemães que falam um antigo dialeto da região do Hunsrück, hoje raro na Alemanha. No entanto, esta é a primeira língua de quem nasce no Walachai. Passada de modo oral de geração para geração, não teve atualização de linguagem e continua sofrendo inserções de palavras criadas pelos moradores. Muitos desconhecem a língua portuguesa e, até mesmo, as próprias raízes europeias. 



Livro de Walachai: O filme parte do projeto de continuidade de O Livro de Walachai, curta-metragem também dirigido pela diretora, que nasceu e viveu na região até os nove anos de idade. O curta retratou a peculiar trajetória do professor e agricultor Benno Wendling, que registrou a história de Walachai em um livro escrito à mão. 

Abordagem: A proposta de documentar a singularidade deste povoado confunde-se com a história pessoal da diretora do filme. Vivendo atualmente no Rio de Janeiro, Rejane Zilles nasceu no Walachai, onde passou toda a infância. Aprendeu a falar português somente aos sete anos de idade, quando ingressou na escola. Ainda fala o dialeto local e mantém laços familiares na comunidade — o que permitiu uma abordagem especial do assunto. Ao filmar, documenta seu povoado de origem.



Sinopse: Walachai, em alemão antigo, significa lugar longínquo, perdido no tempo. Outros povoados de nomes singulares como Jamerthal, Batatenthal, Padre Eterno e Frankenthal, são comunidades rurais de origem alemã no Sul do Brasil, que têm uma dinâmica própria e ainda vivem distantes do mundo globalizado. Muitos de seus habitantes nunca aprenderam a falar português, comunicam-se num dialeto alemão transmitido pelas gerações de descendentes e, no entanto, nada sabem de sua Alemanha de origem. São todos brasileiros e se identificam como tal. Walachai não é um filme sobre uma comunidade alemã. É antes de tudo sobre o inusitado e raro que habita este lugar. Conecta o público do Brasil urbano contemporâneo a uma forma diferente de viver, revelando um pedaço do país ainda desconhecido.

Rejane Zilles (Diretora) 
Atriz,diretora e produtora, iniciou a carreira profissional em Porto Alegre, no teatro. Nos anos 1990 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou Artes Cênicas na UNIRIO. Desde então vem atuando no teatro, cinema e televisão. Produziu e dirigiu o curta-metragem O Livro de Walachai – exibido em inúmeros festivais. Estreou como diretora de longa-metragem, no documentário Walachai. Coordenou diversas mostras e projetos de exibição pelo Brasil, como a Mostra Premiére Brasil do Festival do Rio e o projeto Cinema BR em Movimento – circuito de exibição de filmes brasileiros em universidades e comunidades em todo o território nacional. É curadora da Muestra de Cine BrasilNoar – realizada anualmente em Barcelona. Participou da produção de lançamento de filmes nacionais de grande destaque, como: Central do Brasil - de Walter Salles; Domésticas - de Fernando Meirelles e Nando Olival; O Dia da Caça - de Alberto Graça, Doces Poderes – de Lúcia Murat, Hans Staden – de Gal Pereira, entre outros. É uma das diretoras da Mostra Internacional de Música em Olinda / MIMO e responde pelo Festival MIMO de Cinema. 

Aletéia Selonk (Produtora)
Produtora audiovisual e professora universitária no curso de graduação em cinema da PUCRS. É jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduada em Produção Cinematográfica (PUCRS). Doutora em Comunicação (PUCRS), com estágio de doutorado (Capes) na Université Paris Descartes (Sorbonne – Paris V). Tem suas pesquisas focadas na produção e distribuição audiovisual no mercado brasileiro. Em 2002, fundou a Panda Filmes, empresa dedicada à produção e distribuição de filmes, onde trabalhou como produtora executiva até setembro de 2006. Em outubro de 2006, fundou a Okna Produções – um bureau de produção audiovisual e cultural, sediado em Porto Alegre. Integra, atualmente, a diretoria da ABD-N (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas) e do Forcine (Fórum das Escolas de Cinema do Brasil). É também coordenadora do Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul, o TECNA. 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Foi realizado, no dia de ontem (16/09), na Praça do Imigrante, a cerimônia oficial de entrega das novas casinhas dos Artesãos e da Casa do Produtor. O evento contou com a participação da Banda Típica Maxi,  do Grupo Vivarte, da Herta Klein, Grupo Reviver, Grupo de Balé da Escola Imaculada Conceição e Banda Marcial da Herval. Na ocasião, foi feita uma homenagem à cidade de Dois Irmãos, pela passagem do seu aniversário, acontecido no dia 10 de setembro. Segundo Rosa Andrioli, Presidenta da Associação dos Artesãos, a inauguração das novas casinhas estava sendo bastante aguardada. Ela espera que a nova estrutura possa atrair, ainda mais, os consumidores doisirmonenses.


Grupo Reviver

Herta Klein

Banda Maxxi

Vivarte

Banda Marcial da Herval

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Concurso Cartaz Sobre A Paz de Lions Internacional


Todo ano, Lions Clubes do mundo todo patrocinam orgulhosamente o Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz do Lions em escolas e grupos de jovens locais. Este concurso de arte para crianças, com idade entre 11 e 13 anos, estimula jovens do mundo todo a expressarem sua visão sobre a paz. Nos últimos 25 anos, mais de quatro milhões de crianças de cerca de 100 países participaram do concurso. O tema deste ano é: Imagine a Paz. O Lions Clube de Dois Irmãos é o responsável pela promoção do Concurso do Cartaz sobre a Paz, na cidade. Todas as escolas da rede municipal, estadual e privada, foram convidadas a participar e aceitaram o convite. Os alunos das escolas já confeccionaram os cartazes e entregaram para o Lions, e no dia 05 de setembro, serão escolhidos os cartazes vencedores.