segunda-feira, 28 de março de 2011

4° Sarau Poético

A Biblioteca Paulo Arandt promoveu na sexta-feira, dia 25 de março, o seu 4° Sarau Poético. O tema do encontro foi o "Universo Feminino". Participaram do evento os alunos da Escola Paulo Arandt, coordenados pela professora Geni Golembieski, o músico hamburguense, Issur Israel Koch, o professor Leonel Dornelles, a professora Ana Maria de Souza, a professora e escritora Adriana Jorgge e o jornalista, Alan Caldas. A chefe do departamento de Cultura, Elizandra da Silva, abriu o Sarau lendo uma poesia de Alberto Caeiro. O  evento teve sequência com as demais apresentações.

O músico Issur Koch cantou composições suas e de  outros autores

A professora Ana Maria declamou " A mulher em Mia Couto"

Professor Leonel cantou músicas de Chico Buarque, Raul Seixas, Fábio Junior e outros cantores

A escritora Adriana Jorgge falou sobre a presença da mulher na Literatura da  Tradição Oral.

 O Jornalista Alan Caldas declamou "Procura da Poesia".

Milena e Núbia recitaram "Outra mulher em mim"
Rafaela,Tiago e Aline declamaram o texto "Mulher"
Chaiane, Diennyfer e Laura recitaram"Sou Mulher".

Matielo, Daniele, Márcio e Tauane declamaram "Rosa", música de Marisa Monte.

Elizandra e Jurema Hansen sortearam livros para o público.

Houve sorteio de livros para as pessoas que prestigiaram o Sarau e as mulheres foram agraciadas com uma linda rosa. O Sarau Poético teve o apoio da DS Livros, Mercado Irmãos Schmidt, Bazar Presentão, Bazar Trecos & Trecos, Floricultura Flor do Campo, Elisa Enzweiler e Floricultura Rozê. Um agradecimento especial foi feito a professora Zélia Golembieski e ao professor e escritor, Ernani Mügg, por terem ajudado na organização do evento.

terça-feira, 22 de março de 2011

Morro Reuter festeja seu aniversário

A cidade de Morro Reuter realizou no último sábado, no Ginásio Municipal, uma festa para comemorar o seu 19° aniversário. O evento começou com o pronunciamento do  vice-prefeito, Harri Becker, que deu  as boas vindas aos convidados e desejou, a todos,  uma boa festa. Já o prefeito Adair, no seu pronunciamento, comentou que apesar dos problemas, a cidade de Morro Reuter é uma cidade "ajeitada" e tem muitas coisas pelas  quais deve se orgulhar, como a gastronomia, o amor a leitura, a limpeza e a existência de boas condições de vida. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, da cidade, Guido Dilkin e do Presidente da Comissão Emancipadora, Leopoldo kochhann, do Prefeito de Santa Maria do Herval, Rodrigo Fritzen, da prefeita de Ivoti, Maria de Lourdes Bauermann, do prefeito de Dois Irmãos Miguel Schwengber e do vice-prefeito de Presidente Lucena, Alvino Hanauer. O momento religioso foi conduzido pelo Padre Lydio Schneider, da comunidade católica e pelo Pastor Robson Luís Neu, da comunidade evangélica. Logo após, teve a apresentação da Orquestra Municipal de Morro Reuter e, em seguida, o parabéns e o corte do bolo. A animação da festa ficou a cargo da Banda Portal da Serra e da dupla Lucas e Felipe. As crianças também foram lembradas, para elas foi reservada uma área com brinquedos infláveis. Foi uma festa, visivelmente, preparada com todo carinho, para a comunidade de Morro Reuter. 

Público prestigiou o evento

Vice-prefeito Harri Becker agradeceu a presença de todos e desejou uma boa festa

Prefeito Adair Bohn exaltou as qualidades da cidade

O prefeito e a primeira dama cortaram o bolo
Carinho que se observa, também, na maneira como a cidade vem sendo cuidada. Tanto pela administração pública como pelos moradores.Tem sempre alguma coisa sendo melhorada. Nos últimos tempos, foi construído o pórtico de entrada da cidade; colocaram uma plataforma de observação, no Morro da Embratel; plantaram hortências na VRS873; o departamento de Cultura se empenha em melhorar, cada vez mais, os eventos do município; Hortênsias e Lavandas podem ser vistas em grande parte da cidade e muito mais. Dentre os principais atrativos da cidade estão: o Belvedere, O Morro da Embratel, O caminho das Artes e os restaurantes.

Algumas imagens da cidade
Belvedere

Mirante do Morro da Embratel

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Juventude de Morro Reuter

Praça Central

Pórtico de Entrada da cidade

Prefeitura 

Obelisco de Livros
Tem um blog ótimo para quem deseja saber um pouco mais sobre a cidade é o Turismo em  Morro Reuter. Nele podem ser encontradas várias informações sobre o que há de melhor em Morro Reuter.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Abertura do Ano Cultural, no Parque Romeo Benício Wolf

Ontem, 20 de março, foi dia de ir no Parque Romeo Benício Wolf e apreciar as atrações da abertura do projeto "Ano Cultural". Apresentações, oficinas, doações de livros, hora do conto e exposição sobre os bairros de Dois Irmãos, foram algumas das atividades disponibilizadas para as pessoas que visitaram o Parque. Teve, também, distribuição de erva-mate e água quente. O dia ensolarado contribuiu para o sucesso do evento. 

Oficina de Pandorga
Pessoal da Curto Arte
Dança dos ritmos, com a ilustre participação do Secretário de Educação, Maurício Klein
Banda Firmes e Leais
DAC - Escola de Dança, da Professora Daniele Crestani
Escola de Música do Tio Joaquim. Natanael Giehl, Patrícia Scheidt, e Joaquim Goulart.
Grupo Baumschneis Volkstanzgruppe
Grupo Liebe Zun Tanz
Coral  Cantares
Wilma e Elza, convidando o pessoal para sua apresentação no Teatro Adriano Schenkel, no dia 29 de março.
Grupo Sonnemblume
Grupo Vivarte - Arte pela vida
Tia Herta e Elizandra da Silva, chefe do Departamento de Cultura
Grupo Reviver

sexta-feira, 18 de março de 2011

19° Aniversário de Morro Reuter


Com entrada gratuita e distribuição de um mega bolo de aniversário de 19 metros, Morro Reuter vai festejar seu 19º aniversário neste sábado, no Ginásio Municipal, a partir da 15h. De acordo com o coordenador do Departamento de Turismo, Rodrigo Goettems, a expectativa de público é boa, em virtude da tradição do evento, somado às novas atrações. “Para quem gosta de baile tem o show com a Banda Portal da Serra, e quem curte o estilo sertanejo universitário, será brindado com a apresentação da dupla Lucas e Felipe, que vai cantar durante uma hora e meia, fechando a festa”, comentou Rodrigo. Por ser uma data festiva para a cidade, além de não ser cobrado ingresso, todos poderão saborear um pedaço do bolo. Além disso, a cerveja terá preço promocional: 4 latas por R$ 10,00. 

Banda Portal da Serra
Dupla Lucas & Felipe

A divulgação principal ficou por conta das soberanas do município, que percorreram um roteiro intenso nas últimas semanas. A rainha Milene Worst, a 1ª princesa, Gabriela Casa e a 2ª princesa, Cristiane Steffen, juntamente com o rei e a rainha do Kerb Fest, Flávio e Lurdes Birk, prometem dar um show a parte na dança da polonease, que antecede o corte do bolo no sábado. 

Soberanas de Morro Reuter

EM TEMPO - Um metro do bolo de aniversário será confeccionado com Lavanda, a flor símbolo do município. A idéia é iniciar desde já a divulgação da Festa Nacional da Lavanda, que deve ser realizada em novembro no município.

RECREAÇÃO PARA AS CRIANÇAS
Além do enorme bolo, que é sem dúvida uma atração a parte para crianças e adultos, haverá brinquedos infláveis e recreações com palhaços ao lado do ginásio. “Teremos uma piscina de bolinhas, cama elástica, tobogã e o parque dos dinossauros para animar a criançada enquanto que os pais se divertem na festa”, lembrou Rodrigo. 

MATEADA NA PRAÇA
No dia 20 de março, dia da emancipação, haverá uma mateada na Praça Municipal, promovida pela Rádio Legal, com apoio da Prefeitura, que contará com a apresentação de vários artistas regionais. Entre eles: ACTG Portal da Serra, CTG de Picada Café, CTG de Santa Maria do Herval, os gaiteiros Xirú, Cássio, Gelson, Márcio e Tio Teixeira; CTG Garrão da Serra de Morro Reuter; Célio (Gaiteiro dos 3 Xirús, com participação do Natalino Gaiteiro, Mário popular Manjolo); Declamador Paulo Schneider e Professor Milton; Cassiano Missioneiro (poesias); Renatinho e Cleiton; Escola do Tio Joaquim; Paulo Silva e grupo de Marca e Sinal; Najibe (poesia) e Didi (trovador), e encerramento com César Vieira e Grupo de Porto Alegre. 


PROGRAMAÇÃO
* Sexta-feira – 18 de março
23h – Festa na Choupanas Danceteria, com as Dj’s Nicole Baldwin e Day Kersteing (Promoção: Conselho de Turismo); 


* Sábado – 19 de março
Ginásio Municipal
15h – Solenidade;
16h – Corte e distribuição do bolo de 19 metros para a comunidade;
16h30min – Banda Portal da Serra;
18h30min - Show com Lucas e Felipe
20h – Encerramento;
* Haverá brinquedos infláveis e recreações com palhaços;
 
* Domingo – 20 de março
Praça Municipal
10h - Mateada com a presença de vários artistas. (Promoção: Rádio Legal);

* Sábado, dia 26 de março
Ginásio Municipal
8h – 8º Trilhando os Caminhos de Morro Reuter;

quinta-feira, 17 de março de 2011

André Sarate, na Twin's

O DJ e Produtor de música eletrônica, André Sarate, irá se apresentar na Twin's, no próximo sábado, dia 19 de março. André, que tem fortes ligações com a House Music, é um dos DJs mais solicitados da cena eletrônica gaúcha, Dentre os seus trabalhos mais conhecidos estão as músicas Shine Forever e Going Wrong.



O DJ é  figura frequente nos grandes eventos de música eletrônica.  Já tocou em lugares como o Planeta Atlântida, Jimbaran e  Save Superclub. Quem quiser conferir o trabalho de André Sarate e de outros talentosos DJs, está convidado a ir na Twin's, no sábado. Ingressos estão disponíveis na Loja Kinei e no Yázigi, de Dois Irmãos.

Deputado Luis Lauermann solicita audiência com a AES/Sul


O Deputado Estadual Luis Lauermann (PT) apresentou um requerimento à Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa, da qual é membro titular, solicitando uma audiência com a direção da empresa AES/Sul. O objetivo é fazer com que a concessionária explique a razão das constantes quedas de energia elétrica nos municípios de Santa Maria do Herval, Morro Reuter, Ivoti, Lindolfo Collor, São José do Hortêncio e Dois Irmãos, e apresente soluções. Além da empresa, serão convidados para audiência as prefeituras, as Associações Comerciais e Industriais, as Câmaras de Vereadores e os usuários dos municípios prejudicados.

terça-feira, 15 de março de 2011

Câmara de Vereadores realiza Sessão em homenagem às Mulheres

A Câmara de Vereadores realizou ontem, 14 de março, uma Sessão Solene em homenagem às mulheres. A Sessão contou com a presença do vice-prefeito, Mauro Rosso, do Chefe do Departamento da Assistência Social Jailton Proença, da coordenadora da FADI, Lixia Stoffel, da presidenta do Conselho Municipal do Idoso, Marlene Rockenbach e da Irmã Beatriz Volpato, da Pastoral da criança. Nos seus pronunciamentos, as vereadoras Eliane Becker e Tânia Therezinha da Silva, enalteceram a garra da mulher e falaram da necessidade de se continuar lutando pela conquista da igualdade de direitos. Lixia Stoffel, Marlene Rockenbach e Irmã Betriz, homenagearam as mulheres e agradeceram o apoio às suas entidades. Já o chefe do Departamento da Assistência Social, usou a tribuna para homenagear as mulheres e elogiar a capacidade profissional de suas colegas de trabalho. 
Câmara de Vereadores homenageia as Mulheres
Público prestigiou a sessão
Vereadora Eliane Becker
Vereadora Tânia Therezinha da Silva
Jailton Proença
Lixia stoffel
Irmã Beatriz Volpato
Marlene Rockenback