terça-feira, 31 de agosto de 2010

Xadrez: Campeonato Gaúcho de Menores

Vencedores de Dois Irmãos


No dia 28 de agosto, em Gravataí, aconteceu a final do Campeonato Gaúcho de Menores 2010. Participaram enxadristas de Porto Alegre, Dois Irmãos, Erechim, Pelotas, Alvorada, Lajeado e Sertão. Abaixo, a listagem dos novos campeões gaúchos de xadrez:

SUB 08 Masculino José Pedro Costa Curta - Dois Irmãos 

SUB 10 Masculino Acelino Inácio - Alvorada 

SUB 10 Feminino Fabíola Berwian - Dois Irmãos 

SUB 12 Masculino Antônio Luis Costa Curta - Dois Irmãos 

SUB 14 Masculino Irwin do Amaral - Dois Irmãos 

SUB 14 Feminino Anelise Engelmann - Dois Irmãos 

SUB 16 Masculino Lucas Strauss Boff - Sertão 

SUB 16 Feminino Nataniele Koubiach - Alvorada 

SUB 18 Masculino Vicente Cunha - Sertão 

SUB 18 Feminino Andréia Engelmann - Dois Irmãos

Foto e Informações: Maikon Diel

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sessão solene em homenagem ao Estudante

A Câmara de Vereadores realizou, hoje, 30 de agosto, uma Sessão solene em Homenagem ao Dia do Estudante. Nessa sessão, estudantes das escolas da cidade desempenharam a função de vereadores mirins. Os alunos solicitaram melhorias nas suas localidades.  Asfaltamento de ruas, construção de passeio público, áreas para lazer e melhorias nas escolas, foram algumas das reivindicações dos vereadores mirins. Essas reivindicações serão enviadas aos orgãos competentes. No  final, todos alunos receberam um certificado de participação.



Festa Literária acabou e já deixa saudade

A Festa Literária, deste ano, que ocorreu do dia 26 até ontem, trouxe até a cidade, autores consagrados como Pedro Bandeira, Léia Cassol, Marô Barbieri, Henrique Schneider, Martha Medeiros, Marcia Tibure, Claudia Tajes e Luís Augusto Fischer. Foram 4 dias em que a cidade respirou cultura. 

O Patrono da Festa Literária, Pedro Bandeira, abriu o evento falando sobre seus livros e disse que sempre gostou de colocar no papel a sua emoção, os seus sentimentos. Falou que observa as crianças e jovens e que isto serve como uma fonte de inspiração para o seu trabalho. Ele comentou que cada livro que escreveu  é um pedaço seu e que não tem um preferido, quem tem que preferir é o leitor. Pedro, além de professor, ter trabalhado em teatro, jornalismo e publicidade, foi editor da Revista Última hora e trabalhou na Editora Abril. Escreveu vários livros infantis e se consagrou com o livro "A Droga da Obediência", voltado para adolescentes. Desde 1983, dedica-se, inteiramente, à literatura. Recebeu vários prêmios, como o prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros.

Léia Cassol, que  se apresentou na Antiga Igreja Matriz, se utilizou de várias ferramentas para contar para o público a história do Boi Barroso. Ela cantou, dançou, tocou pandeiro, interpretou e encantou a todos com sua versatilidade. Léia Cassol é contadora de histórias e escritora de literatura infanto-juvenil.

Marô Barbieri fez com a platéia a brincadeira do show do milhão. O público tinha que responder perguntas sobre seus livros. Ela dividiu a platéia em grupo A e grupo B, o grupo que acertasse a pergunta tinha que gritar um rá bem rápido, o prêmio era um milhão de beijos. No final de sua apresentação, Marô cantou a musiquinha da Tinoca Minhoca. Marô Barbieri é escritora já com 18 livros publicados, tem licenciatura plena em Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa pela PUC-RS e trabalhou 28 anos no Colégio João XXIII.

Henrique Schneider falou da importância de saber ler e da influência que os meios de comunicação tem sobre as pessoas. O autor  leu para o público da Antiga Igreja Matriz, alguns de seus contos. Contos que podem ser encontrados no site  www.henriqueschneider.com. O autor é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 1993 é sócio da Fagundes, Schneider e Advogados Associados. Na época da faculdade, publicou seu primeiro livro: Pedro Bruxo(Editora Metrópole). Publicado em 1984, o livro ganhou ainda outras duas edições pela Editora Caetés. Em 1989, com O Grito dos Mudos, venceu o Prêmio Maurício Rosemblatt de Romance. O livro e o prêmio lhe abriram as portas para a literatura. Após uma pausa, em 1999, publicou A Segunda Pessoa.  Em 2003, passou a escrever a coluna semanal de contos Vida Breve, no jornal ABC Domingo. Em 2007, em parceria com a Universidade Feevale, passou a fazer leituras públicas e gratuitas dos contos do Vida Breve. As leituras já o levaram a diversas cidades gaúchas, além de Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Montevidéu e Buenos Aires. Também em 2007, publicou Contramão, finalista da 50ª edição do Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio Livro do Ano – categoria Narrativa Longa -promovido pela Associação Gaúcha de Escritores - Ages.



Martha Medeiros, escritora gaúcha consagrada no Brasil inteiro, respondeu perguntas sobre seu trabalho e sua vida pessoal. Disse que leva uma vida normal, vai ao supermercado, cuida dos filhos e que trabalha em  casa. Martha contou que nunca sonhou em ser tão reconhecida, disse  que, na sua profissão, as coisas foram acontecendo naturalmente. A autora começou sua carreira como redatora e diretora de criação em várias agências de propaganda. A partir de 1993 começou a se dedicar , inteiramente, a literatura. Seu primeiro livro publicado foi Strip-Tease e seu livro de crônicas Trem-Bala, foi adaptado com sucesso para o teatro, sob direção de Irene Brietzke. É colunista do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e do jornal O Globo, do Rio de Janeiro.


Marcia Tibure deu uma aula de filosofia para a platéia da Antiga Igreja Matriz. Falou que gosta de ler livros que ela não entende porque com esses, ela aprende mais. Falou também que, no passado, as mulheres não eram estimuladas a serem filosofas, que filosofar era permitido só aos homens. Contou que foi uma das primeiras mulheres a escrever sobre Filosofia no Brasil. Marcia é graduada em Filosofia e artes, Mestre e Doutora em Filosofia pela UFRGS. Publicou vários livros, cujos principais temas são ética, estética e filosofia do conhecimento. Entre eles, estão as antologias As Mulheres e a Filosofia, O Corpo Torturado, e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero. É conferencista e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e colunista da Revista Cult. 


Na noite de sábado, Claudia Tajes,  Kátia Suman e Luís Augusto Fischer apresentaram o Sarau Elétrico, onde leram textos de autores como Fabrício Carpinejar, Nélson Rodrigues, Martha Medeiros, entre outros. O trio esbanjou simpatia e bom humor. Foi um privilégio ter profissionais tão gabaritados, contando histórias para nós.  Luís Augusto Fischer é professor de literatura brasileira na UFRGS, doutor em Nélson Rodrigues, escritor, cronista e jornalista nas horas vagas. Autor de vários livros de crônicas, ensaios e contos, com destaque para o já clássico Dicionário de Porto-Alegrês e a premiada novela Quatro Negros. Claudia Tajes trabalha em criação publicitária, escreveu alguns roteiros para televisão e tem 6 livros publicados, entre eles Dez (Quase) Amores, As Pernas de Úrsula, A Vida Sexual da Mulher Feia e Louca por Homem. Kátia Suman é graduada em Ciências Sociais, mestre em Comunicação, radialista e apresentadora da TV COM. O Projeto Sarau Elétrico pode ser visto, às terças-feiras, no Bar Ocidente, em Porto Alegre. 


Além dos bate-papos com os autores, a Festa Literária teve, entre outras coisas, as apresentações das escolas, Seminário sobre Cultura, teatro, a apresentação musical de Luiz Marenco e o lindo espetáculo do Grupo Toll, que atraiu um grande público para o Largo Felippe Seger Sobrinho. A Festa  proporcionou, também, a aquisição de livros por bons preços e um espaço onde uma grande variedade de livros estava à disposição de todos. Foi  um evento grandioso! Feliz de quem aproveitou. O evento contou com o patrocínio da Loja Taqi, Coopershoes, Sicredi, Wirth, Piá e Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura; e com o apoio dos Amigos da Antiga Matriz de São Miguel, Um Cultural, Restaurante Santa Cecília, AUDI e Locanda Hotel. A Festa Literária foi uma realização da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Dois Irmãos.





sábado, 28 de agosto de 2010

Moradora da cidade é entrevistada pelo Globo Repórter

Ilsi Boll, proprietária da Casa Natural, foi uma das entrevistadas do programa Globo Repórter do dia 27 de agosto. O programa abordou o assunto "Qualidade de vida", com foco  no estresse. 

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Atrações do segundo dia da Festa Literária

No segundo dia da Festa Literária teve as apresentações das Escolas, os contos de Henrique Schneider, a Literatura Infanto-juvenil de Pedro Bandeira e Marô Barbieri, e a presença da consagrada escritora gaúcha, Martha Medeiros. A Festa começou às 8h, com a apresentação dos alunos das Escolas da cidade. Na Antiga Matriz de São Miguel, Henrique Schneider falou sobre a importância da leitura na formação do cidadão e leu para a platéia alguns de seus contos. Marô Barbieri conversou com o público que esteve na Sociedade Santa Cecília, fez uma brincadeira com perguntas sobre seus livros e cantou a música da minhoca, que a criançada adorou. Pedro Bandeira também esteve na Sociedade Santa Cecília. Ele falou sobre seus livros e sobre sua profissão. Martha Medeiros bateu um papo com o pessoal que esteve na Antiga Igreja Matriz, contou como se tornou escritora e sobre os métodos que usa para escrever. Após o bate-papo, deu autógrafos e tirou fotos com o público.


Atrações do dia 28 de Agosto, Sábado.

08h00 Recepção aos Professores, na Antiga Igreja Matriz
08h30 Peça Teatral "A Sapataria" com o Grupo Curto Arte, na Antiga Igreja Matriz.
9h00 Manhã com Saúde, no Palco da Festa
9h00 Henrique Schneider - "Contos da Vida Breve", Antiga Igreja Matriz
10h00 Marcia Tiburi - Leitura, Educação e Gênero (palestra), na Antiga Igreja Matriz

15h00 Teatro "A menina da Biblioteca" com o Grupo Luz e Cena, no Palco da Festa
18h00 Sarau Elétrico, com Kátia Sumam, Claudia Tajes e Luis Augusto Fischer, no Palco da Festa

Saiba um pouco mais sobre os autores que participam da Festa Literária acessando seus endereços na internet.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Festa Literária 2010


Começou, hoje, a Festa Literária de Dois Irmãos. O patrono, Pedro Bandeira, abriu o evento, falou de sua carreira e respondeu à perguntas da platéia. O dia foi abrilhantado, também, pela presença das escritoras Léia Cassol e Marô Barbieri. O Grupo Curto Arte levou a magia do teatro para a Festa. Teve também um seminário sobre cultura, no Auditório da Paróquia São Miguel e apresentações das Escolas. À noite ocorreu a abertura oficial do evento e a apresentação do Coral Cantares.


Amanhã, estarão presentes na Festa Literária, os autores Martin Behrend, Henrique Schneider, Marô Barbieri, Martha Medeiros, além do patrono, Pedro Bandeira.

Programação do dia 27 de Agosto - Sexta-feira
08h00 Apresentações das Escolas, no Palco da Festa
08h30 Marô Barbieri - Bate-papo e autógrafos, na Sociedade Santa Cecília
08h30 Martin Behrend (livro Rio dos Sinos), no E.C.A Igreja Matriz
09h15 Apresentações das Escolas, no Palco da Festa
09h15 Henrique Schneider - Bate-papo e autógrafos, na Antiga Igreja Matriz
10h15 Pedro Bandeira - Bate-papo e autógrafos, na Sociedade Santa Cecília

13h45 Apresentações das Escolas, no Palco da Festa
13h45 Marô Barbieri - Bate-papo e autógrafos, na Sociedade Santa Cecília
13h45 Martin Behrend (livro Rio dos Sinos), na Antiga Igreja Matriz
15h00 Marô Barbieri - Bate-papo e autógrafos, na Sociedade Santa Cecília
15h00 Apresentações das Escolas, no Palco da Festa
15h00 Martha Medeiros - Bate-papo e autógrafos, na Antiga Igreja Matriz

19h30 Dez Quase Amores (Teatro baseado na obra de Claudia Tajes), na Sociedade Santa Cecília.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Domingo movimentado na cidade

Parques, praças e o centro da cidade ficaram lotados no dia de ontem. Muita gente saiu de casa para aproveitar o    dia quente, do último domingo.
Muita gente, também, compareceu na apresentação do show de gaitas de bocas que ocorreu no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel. Quem não sabia o que esperar de um show tão inusitado, por não ser comum de ser visto, teve uma grata surpresa, com a qualidade e beleza do espetáculo.


Dois momentos do show merecem ser destacados: um foi quando o gaitista tocou a "Oração da Família" e o outro foi quando, todos os músicos, executaram o hino do Rio Grande do Sul. A execução dessas musicas causou grande entusiasmo no público presente, que se manifestou cantando a música junto e batendo muitas palmas, após a execução.




De noite, teve muita movimentação na frente do Santa Cecília, nos bares e restaurantes da cidade. Houve, até, engarrafamento na Av. São Miguel. Pareceu, até, que já tinha começado o Kerb. 





sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CDL comemora 33 anos

          Aos 25 dias do mês de agosto de 1977, reuniu-se em Dois Irmãos, nas dependências do restaurante Plínio, um grupo de lojistas movidos pelo desejo do trabalho em grupo, em benefício dos ideais da classe e ali fundaram o Clube de Diretores Lojistas de Dois Irmãos. A primeira sede foi na Av. São Miguel, 800. Na mesma ocasião foi eleita a primeira diretoria, que era assim constituida: 

Presidente:  Aury Finck, 
Vice-presidente: Justino Antonio Vier, 
Diretor Secretário: José Agnelo Seger 
Diretor Tesoureiro: Osvino Silvério Petry.

          A CDL, além da prestação de serviços aos seus associados, desenvolve diversos eventos voltados ao treinamento e qualificação dos gestores e funcionários do comércio local. Diversas atividades já foram realizadas neste ano em parceria com o Sebrae, Senac e Prefeitura Municipal. Em abril, foi realizada a Oficina de Diferenciação, que contouc om 30 participantes. O objetivo da oficina foi desenvolver questões ligadas ao bom atendimento aos clientes. Já em maio, ocorreu o curso de Técnicas de Atendimento para garçons, com a presença de 24 profissionais. Também foi realizado o curso de Segurança em instalações e Serviços em Eletricidade NR-10, voltado à implementação de medidas de controle e sistemas preventivos do risco elétrico, ministrado pelo Senai. Em junho ocorreu um curso sobre Formação de Preço de venda com a duração de 5 dias e, após, uma oficina de um dia sobre Fluxo de Caixa. Ambos os cursos tiveram 22 participantes. 

          A CDL adquiriu uma área de terras na Avenida Florestal que futuramente contará com as instalações de sua nova sede, com auditório próprio para a realização dos cursos e treinamentos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Internacional Bicampeão da Libertadores em 2010




O Sport Clube Internacional, mais uma vez, conseguiu conquistar a Libertadores. O Inter fez  3x2 em cima do Chivas, do México. Os gols colorados foram marcados pelos jogadores Rafael Sobis, Leandro Damião e Giuliano. Os torcedores colorados, felizes da vida, sairam para comemorar pelas ruas da cidade. A maior concentração ocorreu na frente do Restaurante Atiradores. 
                                                              
                                                                        
                                                           

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lei garante direitos ao contribuinte que adquire imóvel

          
Ao adquirir um imóvel, o contribuinte pode solicitar pedido de reestimativa fiscal apresentando laudos de profissionais de engenharia ou do ramo imobiliário caso discorde do valor do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis inter-vivos) cobrado pela Prefeitura. A Lei Municipal Nº 2.934, de 22 de julho de 2010, possibilita ao contribuinte a apresentação de até 3 laudos técnicos de profissionais habilitados, sendo que o valor do imposto cobrado não poderá exceder o correspondente à média dos três laudos. O vereador Jerri Meneghetti, autor do Projeto, acredita que esta medida estabelece um critério justo para evitar cobranças indevidas ao cidadão: "Muitas famílias enfrentam imensas dificuldades para realizar o sonho da casa própria e, quando conseguem, acabam muitas vezes sendo vítimas das cobranças de valores superiores aos de mercado. Essa Lei é um avanço importante, que contribui na busca pela justiça tributária... o Município não perde nada em arrecadação, mas os contribuintes ganham ao se sentirem seguros e protegidos por uma Lei que estabelece critérios técnicos para o cálculo do Imposto", define.

PROERD e Bombeiros Mirins

         O PROERD e os Bombeiros Mirins são dois projetos realizados na cidade que trazem benefícios aos seus participantes, pois são fonte de boas influências sobre os jovens. Nesses programas são discutidos assuntos como o uso de drogas, a violência e como os jovens devem reagir diante dessas ameaças. São projetos admiráveis, pois ajudam a construir uma sociedade melhor.

          O programa Educacional de Resistência as Drogas(PROERD), da Brigada Militar,  foi criado com o objetivo de auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas e indiretas que os influenciarão a experimentar drogas ilícitas e lícitas, como o álcool e o cigarro, além de ensiná-los como resistirem a elas. O trabalho de prevenção de uso de drogas tem como público alvo crianças do ensino fundamental. O Soldado Josiel Neves, responsável pelo PROERD em Dois Irmãos, acredita que o programa é uma das ferramentas no combate ao uso das drogas “O PROERD se aproxima da criança com o objetivo de alertá-la quanto à violência e as drogas, no entanto, a família e a escola precisam trabalhar em conjunto com a polícia para que o resultado seja mais efetivo”. Para que o laço entre família e policia se fortifique, durante as aulas, os alunos recebem tarefas que são feitas junto com a família, explica o soldado. Além disso, os pais recebem informações sobre como trabalhar a comunicação com os filhos, construção da autoestima, resolução de conflitos e a violência além de aprender sobre os fatores de risco associados aos jovens, as noções básicas sobre uso de drogas, os estágios da dependência dos adolescentes. Segundo Neves, as pessoas não devem ver a Brigada apenas como força repressora. “A polícia precisa se aproximar das pessoas como ajuda, uma aliada especialmente no caso das crianças, ensinando-as como se portar e posicionar quando às drogas.”O PROERD é baseado no programa americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education). Atualmente o trabalho é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças recebem anualmente instruções dos policiais. O PROERD forma nesta quarta-feira, 18 de agosto,  duzentos e quarenta alunos. A solenidade será às 19h no Ginásio da Escola Municipal Primavera.

          Já o Projeto Bombeiros Mirins teve início no último sábado, dia 14 de agosto. Neste projeto, os alunos aprendem sobre prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento, prevenção a acidentes, questões de cidadania, esporte e meio ambiente, e são estimulados a se tornarem melhores cidadãos. Nesse ano participam 33 jovens. O grupo é formado por alunos de 10 a 12 anos das escolas das três redes de ensino. Nesse ano será formada a terceira turma de bombeiros mirins. Os instrutores do programa são os soldados: Anderson Fonseca, Thiago Kieling  e Francisco Danilo Spavanello Menezes e o voluntário Cristiano Rodrigo da Silva, que contam também com o apoio de toda a corporação dois-irmonense.

Fonte: Jornal Dois Irmãos e Prefeitura

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Está chegando o dia da 2ª etapa da Vacinação Infantil

Será realizada, amanhã, 14 de agosto, a Segunda Etapa da Campanha nacional de vacinação contra a Poliomelite. Veja, abaixo, os postos de vacinação, na cidade:
Haverá vacinação das 8h às 17h nos postos do Centro, Bela Vista, São João e Travessão.
Das 8h às 16h haverá vacinação nos Bombeiros e nas farmácias Vida (ao lado do Sicredi), Hamburguesa, Panvel e Agafarma.
Das 8h às 11h haverá vacinação na Escola Primavera, Caps, Centro Comunitário da Vila Becker, Escola Afonso Wolf e creche São Miguel. 

Fonte: jornal O Diário

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A 181ª edição do Kerb de São Miguel

A 181ª edição do Kerb de São Miguel, um dos mais antigos do Estado, divulgou hoje (09/08) a sua programação de eventos. Serão 5 dias de festa, gastronomia tradicional, bandas típicas e o melhor da colonização alemã.

As festas do Kerb em Dois Irmãos acontecem de 24 à 29 de Setembro, este ultimo dia de São Miguel. Nesta edição, as festas que compõem o kerb terão suas atrações voltadas para públicos diferentes em cada um dos dias de celebração. O primeiro dia do kerb, (24/09) atenderá o público veterano da festa. As festividades começam às 14hs com baile de Kerb. Sábado (25/09), a festa é focada no público jovem. O domingo (26/09) será dos turistas com o festival de bandinhas, apresentações de diversos grupos folclóricos de dança alemã e o desfile dos carros alegóricos de kerb. Na segunda-feira (27/09), às 20h, haverá o lançamento do DVD - Origens do Kerb São Miguel no Espaço Cultural da Antiga Matriz.

Dia 28, a programação será voltada para as escolas que pela manhã participarão do culto seguido por um desfile com o acompanhamento de uma bandinha alemã. Além disso, as crianças assistirão a um esquete sobre o Kerb de São Miguel. O kerb também fará parte das tarefas nas escolas para que as crianças entendam a importância da festa na cidade. No dia de São Miguel (29/09), a festa terá início com a tradicional missa e culto de kerb, seguido de uma procissão até o Salão Santa Cecília. O dia será voltado à comunidade que festejará os 181 anos da festa.

Nos dias 25, 26 e 29 de setembro bandinhas típicas alemãs estarão se apresentando no Palco da Praça do Imigrante entre os horários das 13h às 17h. Além disso, a partir do dia 20 de setembro estará aberta a exposição histórico-cultural Kerb em Vitrines. As Avenidas 25 de Julho, São Miguel e as ruas 10 de Setembro São José e Otto Engelmann retrataram o Kerb em suas vitrines. Também estarão decoradas as galerias: Ranf, São Miguel Center e Kraemer entre outros pontos da cidade.

Durante todos os dias de Kerb, o Espaço Cultural da Antiga Matriz de São Miguel ficará aberto das 14h às 17h com uma exposição de fotografias antigas. Outro evento Paralelo ao Kerb será a Exposição de Orquídeas que acontece nos dias 25 e 26 de Setembro no Centro Evangélico de Dois Irmãos.

O Kerb de São Miguel surgiu junto com a cidade e teve origem em uma tradição religiosa realizada pelos imigrantes alemães do navio Cecília. Os náufragos que aportassem no Brasil ofereceriam a data de chegada ao santo do dia (29 de Setembro de 1829).

Programação:

24/09 – Sexta-Feira
14h - Tradicional Baile da 3ª Idade do Kerb de São Miguel
Local: Salão Santa Cecília
Banda: Só Se For Agora
21h - Baile da AUDI 
Local: A.E.C.B. União

25/09 – Sábado
10h – Bandinha Típica Alemã: Elite 
14h – Banda HOPUS
17h – Banda Ponto Com
20h – Show com Cavalinho Branco e Chimarruts
Local: Parque Romeu Benício Wolf

26/09 – Domingo
10h – Bandinha Típica Alemã: Elite
14h até 14:20 – Apresentação do Grupo Folclórico Baumschneis
14:20 até 14:30 – Apresentação do Grupo de Danças “VIDA E DANÇA”
14:30 até 14:50h – Apresentação do Grupo Folclórico Liebe zum Tanz
14:50h até 15:10h – Apresentação do Grupo de Dança Sonnemblume
15h - Banda Código Secreto
15:30– Desfile dos Carros Alegóricos na 25 de Julho
17h – Banda Calêndula

27/09 – Segunda-Feira
20h – Lançamento DVD: Origens do Kerb São Miguel
Local: Espaço Cultural Antiga Matriz

28/09 – Terça-Feira
Manhã:
8:30 – Culto de Kerb das Escolas
9:30 – Caminhada Tradicional das Escolas
10h - Esquete teatral : Origem do Kerb São Miguel

28/09 – Terça-Feira
Noite:
“1º Baile da Integração – Jantar Dançante”
Local: CTG Portal da Serra
Programação:
19:30 – Apresentação de Grupo Folclórico Alemão
20:00 – Apresentação de Grupo Tradicionalista Gaúcho
20:30 – Jantar com comida alemã e campeira
22:00 – Baile com as Bandas Som Campeiro e Baila Baila

29/09 – Quarta-Feira
06h – Alvorada Festiva
08:30 – Missa e Cultos de Kerb
09:30 – Procissão das Igrejas ao som de bandinhas até o Salão Santa Cecília
10h – Polonese no Salão Santa Cecília – Abertura do Kerb
10h – Bandinha Típica Alemã - Bandonion
12h – Almoço típico de Kerb nos Restaurantes
14h - Esquete teatral “Origens do Kerb”
14:30 – Apresentação do Grupo de Dança FADI
14:45 – Apresentação do Grupo de Dança REVIVER
15:30 – Banda Monte Azul


Prêmio Top Móbile 2010


Na noite da última quarta-feira, 28 de julho, foram revelados os vencedores do prêmio Top Móbile 2010, no teatro Elis Regina, no complexo Anhembi, em São Paulo (SP). Esta foi a quinta edição do prêmio, realizado anualmente pela Alternativa Editorial/Revista Móbile, com objetivo de identificar as marcas top of mind da indústria de móveis brasileira em três segmentos: "fabricantes de móveis de decoração", "fabricante de móveis seriados" e "fornecedores da indústria", com os premiados divididos por categorias em cada um deles. A Marca Herval, da cidade de Dois Irmãos, foi destaque nesse evento. 

Vencedores Top Móbile 2010 - "Fabricantes de móveis de decoraçao"
Categorias
1o lugar
2o lugar
3o lugar
Box spring
Castor
Herval
Americanflex
Complem. p/ sala
Sier
Herval
Lider
Dormitórios
Apolo
Rudnick
Herval
Estofados
Herval
Bell´Arte
Jardim
Racks, estantes e home theaters
Sier
Rudnick
Artesano e Herval*
Salas de jantar
Sier
Herval
Parma
* empate na colocação

Vencedores top móbile 2010 - "fabricantes de móveis seriados"
Categorias
1o lugar
2o lugar
3o lugar
Camas e complem p/ quartos
Lopas
Henn
Valverde
Colchões
Castor
Ecoflex
Herval
Complem. p/ sala
Artely
Imaza
EDN
Cozinhas
Itatiaia
Bertolini
Nicioli
Dormitórios
Henn
Lopas
Kappesberg
Estofados
Herval
Linoforte
Bom Pastor
Racks e estantes
Província
Colibri
DJ
Home office
Província
Dalla Costa
Colibri e DJ*
Roupeiros
Henn
Kappesberg
Lopas
Salas de jantar
Lopas
Carraro
Rudnick
Móveis infantis
Batrol
Henn
Santos Andirá
* empate na colocação

sábado, 7 de agosto de 2010

Semana da Família

 De 07 a 14 de agosto, a Igreja Católica celebra a Semana Nacional da Família, com o tema: Família, formadora de valores humanos e cristãos. Numa época em que muito se fala sobre a falta de estrutura familiar como principal causador de conflitos e problemas sociais, um momento para reflexão sobre o verdadeiro papel de pais e filhos é muito importante. A abertura da Semana da Família será realizada neste sábado, às 16h, na Igreja Matriz, na ocasião, também será celebrada a a "Missa dos Pais". Ainda no sábado, a Capela São José, do Vale Verde terá uma procissão, que sairá em frente da Escola Affonso Wolf, às 17h15min e às 17h30min haverá a Missa da Família na Capela. No domingo, as celebrações acontecem em horário normal. Durante a semana serão realizadas atividades específicas em escolas e na comunidade.
Fonte: Jornal Dois Irmãos

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Revitalização do Bairro São João

Anfiteatro, pracinha de brinquedos, quadra de basquete, cancha de areia, entre outros fazem parte do projeto de revitalização do bairro São João. A prefeitura, através do Ministério do Turismo, captou R$ 292.500 mil reais para o bairro. Além disso, administração do município entrará com a contrapartida de R$ 7.500, totalizando R$ 300 mil que serão revertidos em obras logo após as eleições.

Serão quatro pontos de intervenção da Secretaria de Planejamento e Habitação. A construtora ainda não foi definida. Uma praça já existente servirá como base para a nova praça com anfiteatro já que o bairro é conhecido pelos grupos de teatro que possui.

Segundo o diretor do Grupo Artístico Cultura Unida, Claudiomiro Roque de Melo o anfiteatro será muito bem vindo. “Nós estamos muito felizes com o futuro anfiteatro, pois não temos um lugar nosso para fazer nossos laboratórios, treinamentos e ensaios”, conta o diretor do grupo que já existe há 12 anos.

Além disso, uma escadaria ligará a praça da Rua Roraima a Rua Goiás, facilitando o acesso dos moradores, já que a praça fica em um terreno com declive. O presidente da Associação de moradores do São João, Carlos Agostini, acredita que todo o bairro será beneficiado. “Os moradores do São João certamente aproveitarão o espaço e se sentirão valorizados com este projeto de revitalização”.

Segundo o secretário de Administração, Paulo Brachtvogel, os moradores precisavam deste espaço. “É uma antiga reivindicação da comunidade, principalmente porque o bairro não possui áreas de esportes, cultura e lazer. Além de oferecer um espaço para a prática destas, o projeto embelezará o bairro.”, explica o secretário.

Já na Rua Tocantins que fica acima das duas anteriores, os moradores ganharão uma academia a céu aberto com equipamentos feitos em metal. Do outro lado da rua, haverá uma quadra de basquete de rua, uma cancha com goleiras para a prática de futebol de areia e uma pracinha de brinquedos para as crianças do bairro. Ainda na Rua Tocantins, próximo a Escola Municipal Paulo Arandt, será construído um estacionamento trazendo mais segurança para os alunos. O bairro São João é o maior do município.

Fonte: Prefeitura

Sociedade Santa Cecília e Sociedade Atiradores

Santa Cecília: 83 anos de história
A Igreja Católica São Miguel instituiu o canto coral desde 1829 nas missas de domingo e dias festivos, sob proteção da padroeira Santa Cecília. A fundação da Sociedade de canto Santa Cecília, datada de janeiro de 1927, é resultado desse trabalho. "Tudo começou quando a comunidade da Igreja São Miguel se reunia em um galpão. Aí decidiram construir uma sociedade para lazer", conta Rogério Henrich, que há 10 anos preside a sociedade. No início, a única atividade oferecida aos sócios eram os jogos de cartas, que aconteciam aos domingos. Em 1950 a sociedade ganhou nova sede construída em mutirão com dinheiro de festas, rifas e promoções. O Ginásio de Esportes foi construído somente em 1972 e possibilitou a implantação de várias atividades. Com uma área total construída de 4000 metros quadrados, o espaço já reuniu quatro mil pessoas nas duas pistas de dança. Atualmente, o Ginásio de Esportes conta com escolinha de futebol, vôlei, futsal masculino e feminino, além de outras atividades. Até 1940, a sociedade realizava uma média de quatro a seis bailes por ano. Em 1978, os bailes passaram a ser mensais e em 1992 a sociedade também iniciou bailes com som mecânico. A sociedade consegue se manter através da anuidade dos associados, do aluguel dos ecônomos e, principalmente, através dos bailes que são realizados.

Diretoria
Presidente - Rogério Henrich
Vice-presidente - Pedro Kroetz e Marcelo Berlitz
Tesoureiro - Alceo Vier
Secretária - Salete Schneider
Relações com a Mitra - Aloísio Hansen
Conselho
Presidente - Roque Quirino Klauck
Vice-presidente - Marco Stoffel
Secretário - Décio Klein

Sociedade Atiradores: Um Século
A Sociedade Atiradores foi fundada em primeiro de março de 1897 com a finalidade de ser um lugar para a prática de tiro ao alvo. Com o passar do tempo, ganhou também notoriedade pelos bailes e festas que organizava, alguns chegavam a durar dez horas e reuniam pessoas de todas as cidades vizinhas. Em 1975 a Atiradores começou a organizar as discotecas com som eletrônico que reuniam jovens aos domingos a partir das 20 horas. Até 2000, os tempos foram prósperos para a Sociedade Atiradores, que atingiu mais de mil associados. A partir desta época muitas sociedades começaram a enfrentar um declíneo no número de sócios e os tradicionais bailes foram perdendo. " Enfrentamos muitas dificuldades e a sociedade quase precisou ser fechada em 2005, época em que só tínhamos 43 sócios", conta Elton Mielke, atual presidente da sociedade. Em 2008, uma equipe de 13 pessoas assumiu a responsabilidade de reerguer a Atiradores. Um plano de ação foi traçado, com levantamentos financeiros e das dívidas que precisavam ser quitadas. Hoje, a sociedade está em situação estável e, aos poucos, está reavendo o número de sócios, contando, agora, com 200 sócios ativos. As atividades oferecidas aos sócios estão também voltando a normalidade. Atualmente, funcionam três departamentos de bolão, e já está em projeto melhorias para a sede campestre. "Hoje a sociedade não tem dívidas e já podemos começar a investir o dinheiro que entra em melhorias e benefícios para nossos associados", fala Mielke.

Diretoria
Presidente - Elton Mielke
Vice- presidente - Pedro Darci Mossmann
Secretário - Nelci Zimmerman
Vice-secretário - João Petter
Tesoureiro - Eldi Konrart
2° Tesoureiro - Claudio Kasper
Diretor de Bolão - Pedro Darci Mossmann
Conselho
Presidente - Renato Dexheimer
Secretário - Victo Hansen